30 maio Catálogo de jornais catarinenses publicados de 1831 a 2013 será lançado
A catalogação de 1.483 jornais catarinenses foi organizada em um único inventário, que será lançado hoje, às 14h, na Biblioteca Pública de Santa Catarina, no Centro de Florianópolis, como parte da programação de aniversário de 160 anos da instituição. Não atualizado desde 1989, quando a segunda edição do catálogo reunia apenas 476 publicações, o novo documento organiza, de forma alfabética, os impressos do Estado de posse da biblioteca. O catálogo de 600 páginas remete a cerca de 6 milhões de páginas da imprensa escrita catarinense.
A terceira edição do catálogo traz um importante legado da história catarinense, que não estava nas edições anteriores, a publicação do primeiro jornal de Santa Catarina, “O Catharinense”, editado em 1831 por Jerônimo Coelho.
“Esse novo catálogo é um grande avanço de atualização do acervo. A ampliação do número de jornais catalogados deve-se, principalmente, ao grande número de jornais do interior e também à cessão de direitos que será assinada por José Matusalém Comelli, ex-diretor do jornal ‘O Estado’”, explicou o bibliotecário Alzemir Machado, 50, responsável pela organização do catálogo junto com Roseléia Marcelino.
O novo catálogo é composto por jornais que vão de 1831 até 2013. Entre eles, está a edição única do jornal “O Relator Catarinense”, de 18 de outubro de 1845, publicado quando Dom Pedro 2 visitou Desterro e inaugurou a primeira rua calçada de Santa Catarina, em Santo Antônio de Lisboa. “O Moleque”, de 1885, foi editado inteiramente em manuscrito, pelo poeta Cruz e Sousa. E ainda no século 19, havia jornais que circularam pelo Estado publicados somente em alemão e italiano. O “Colonie Zeitung”, de 1865, por exemplo, publicado em alemão, circulava apenas em Blumenau e Joinville. O novo catálogo conta com 327 jornais, principalmente dos séculos 19 e início do século 20, que foram cedidos pela Biblioteca Nacional em microfilme e que, até então, não estavam nos registros da Biblioteca Pública Catarinense.
Além de disponíveis fisicamente na biblioteca, os jornais estão sendo digitalizados, página por página, em alta resolução, para o acesso de qualquer pessoa. Até agora, foram digitalizados cerca de 300 jornais, que podem ser acessados pelo site da biblioteca.
Confira a programação de 160 da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Quinta-feira
14h – Conversa com escritores catarinenses como Amilcar Neves, Péricles Prade e Marco Vasques sobre a importância da biblioteca nos dias de hoje. Na sequência, ocorre o lançamento do catálogo de jornais de Santa Catarina de 1831 a 2013
Sexta-feira
14h – Contação de histórias “Boca Leão”
Sábado
14h – Contação de histórias “Frankolino”
15h – Lançamento do livro “Mitologia dos 4 Elementos”, de Cléo Busatto
16h – Assembleia geral de fundação da Academia Brasileira de Contadores de Histórias – Seccional SC
(Notícias do Dia, 29/05/2014)