28 maio Aviadores franceses visitam escola no Campeche revivendo a antiga rota da Companhia Aéropostale
Os aviadores franceses Dominique Cressend, Sylvain Lemoine e Oliver Kaps do Raide Latécoère entregaram à Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, 40 unidades do “O aviador e o pescador”, de autoria da pesquisadora e presidente da Amab (Associação Memória da Aéropostale no Brasil) Mônica Cristina Corrêa. Os livros serão doados aos 40 alunos que fazem parte do projeto da Fundação Saint Exupéry, que proporciona aulas de francês no contraturno escolar. A entrega ocorreu durante a visita anual dos aviadores à cidade pela rota da antiga Aéropostale no Sul da Ilha.
A escola municipal trabalha com diversos projetos relacionados à França e à passagem e influência do escritor e aviador Antoine Saint Exupéry na região, autor de “O pequeno príncipe” (1943). A proposta é resgatar a memória dos antepassados no local e propagar essa cultura entre as novas gerações.
A companhia Aéropostale teria sido a responsável pela passagem de Saint Exupéry por Florianópolis. Na rota, os aviadores franceses passam pelas cidades de Santos, Rio de Janeiro, Pelotas (RS) e Natal, onde revisitam os locais por onde passaram os antigos pilotos.
O livro entregue aos estudantes é bilíngue, português-francês, e conta a história da amizade de um aviador francês e um pescador de Florianópolis, fazendo um paralelo da história de Exupéry na Ilha, quando fez amizade com os pescadores e ficou conhecido como “Zeperri”.
Após a visita à escola, ao campo de aviação e a outros pontos por onde os pilotos teriam passado no Campeche, os aviadores seguiram para Pelotas (RS). “Eles colaboram para fomentar a cultura e memória em cada um desses locais, para fincar as bases da história da aviação que incitem a preservação. Neste caso a preservação da área e memória no Campeche”, afirmou Mônica.
(Notícias do Dia Online, 28/05/2014)