24 abr Museu Cruz e Sousa terá restauro
Espiado por entre os galhos da centenária figueira da Praça XV, em Florianópolis, o Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa atrai merecidos olhares, com sua importância histórica e beleza arquitetônica. Assentado sobre o número 227 da mais famosa área verde da cidade, o majestoso prédio terá as paredes lavadas.
É o começo de um processo que inclui restauro, pintura externa e instalação de elevadores. Os andaimes já estão montados para os trabalhos. Porém, mesmo com o processo para as melhorias, o Palácio Cruz e Sousa seguirá aberto ao público.
(DC, 24/04/2014)
Projeto inclui ações para garantir a acessibilidade
A diretora de Patrimônio da Fundação Catarinense de Cultura, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, fala sobre os trabalhos que serão realizados no prédio do Museu Histórico de Santa Catarina Cruz e Sousa.
Diário Catarinense – Que tipo de obra está prevista para se iniciar no Museu Cruz e Sousa?
Andréa Marques Dal Grande – Nos próximos 45 dias vamos atacar a lavação das fachadas, tratamento dos ornados, seguindo-se a pintura geral externa, que inclui esquadrias e grades metálicas dos muros.
DC – Simultaneamente existirão outros serviços?
Andrea – Sim, enquanto lavamos o prédio será atualizado o Memorial Descritivo dos serviços e orçamento da recuperação externa. Somente a partir daí teremos orçamento.
DC – O que está previsto para a parte interna do palácio?
Andrea – Os projetos contemplam reforma dos banheiros públicos adequando o uso para pessoas com deficiência física e colocação de elevadores.
DC – O prédio tem infiltrações?
Andrea – A cobertura foi recuperada no ano passado e não há infiltrações.
DC – Existe ameaça a algum tipo de obra ou para a arquiteta do museu?
Andrea – Diretamente ao acervo ou à arquitetura não existe. Mas não se pode descuidar da conservação preventiva e das práticas que ela recomenda.
DC – Como está a questão do memorial Cruz e Sousa? Foi incluído nas obras?
Andrea – O edital de licitação será aberto dia 24 deste mês. São obras distintas, inclusive com natureza diversa e também com tipo de empreiteira para executá-la.
(DC, 24/04/2014)