28 abr Arquiteta ganha prêmio por projeto de urbanização na comunidade Chico Mendes
(Por Viviane Bevilacqua, DIÁRIO CATARINENSE, 28/04/2014)
Uma boa notícia para Florianópolis, para Santa Catarina e para o Brasil. A arquiteta e urbanista Mariana Morais Luiz, recém-formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi a primeira colocada na etapa regional (que compreende a América Latina e o Caribe) do prêmio Urban Revitalization of Mass Housing apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU)-Habitat. Ela desenvolveu um projeto inovador em seu trabalho de conclusão de curso, chamado Gente e gesto na cidade formalizada.
A jovem elaborou uma proposta para o desenvolvimento social e econômico da comunidade Chico Mendes – localizada na parte continental de Florianópolis –, que no ano de 2000 foi a primeira a ser urbanizada pela prefeitura. Hoje a área abriga mais de 4,5 mil pessoas. Mariana escolheu esta região porque, mesmo tendo dificuldades e carência de serviços essenciais, “é organizada e possui uma intensa vida urbana, inclusive com a presença de associações, grupos de estudos e organizações não-governamentais (ONGs).”
No projeto, Mariana busca promover o desenvolvimento urbano, econômico e social da população da Chico Mendes, o que, afirma ela, também deverá auxiliar na diminuição da insegurança vivida pelos moradores. A arquiteta afirma que desde o início da graduação sentiu a necessidade de explorar o importante do papel social do arquiteto e urbanista na promoção de cidades mais justas e aproximar a profissão da população.
Parabéns pelo prêmio mais do que merecido.