19 mar Ponte: Força-tarefa começa amanhã
Amanhã, quando 20 soldadores e montadores subirem na grua azul que se destaca debaixo do vão central da Ponte Hercílio Luz, terá início uma das últimas fases da maior obra em andamento hoje em Santa Catarina. É quando começa a montagem de uma estrutura provisória que vai sustentar o peso da ponte para a próxima etapa dos trabalhos: a restauração propriamente dita.
A movimentação no entorno da grua começa após quase duas semanas de espera desde a apresentação de um novo cronograma de trabalho. Instalada no dia 8 de março, a estrutura permaneceu solitária ao longo das últimas semanas, enquanto aguardava a chegada dos operários qualificados a atuar em seus 28 metros de altura. Por causa da mão de obra rara no país, o consórcio Florianópolis Monumento terceirizou o serviço e recontratou a TDB Projetos, do Espírito Santo, para ceder os trabalhadores.
A demora na chegada dos operários se deu devido ao processo de negociação, mais longo que o normal, já que a construtora Espaço Aberto, líder do consórcio, precisou acertar débito com a empresa capixaba.
No fim do ano passado, a TDB retirou todos os profissionais do canteiro de obras e paralisou a restauração, alegando não ter recebido o pagamento. Nem a TDB, nem a Espaço Aberto falam sobre o assunto e o saldo da dívida é mantido em segredo pelas companhias. Com a negociação acertada, os encarregados da TDB começaram a desembarcar em Florianópolis na última sexta-feira. Os últimos chegaram ontem à noite.
Hoje cedo eles se reúnem para conhecer o canteiro de obras e recebem treinamento sobre o funcionamento e operação da grua. Amanhã, estarão liberados para começar os trabalhos na estrutura.
Na próxima semana, a segunda grua prevista em contrato deve chegar ao canteiro de obras, vinda de Indaial. Em seguida, desembarcam outros 20 operários para atuar nesta estrutura. No total, quatro gruas farão a montagem da sustentação provisória, com 20 profissionais em cada uma – a previsão é de que até abril todas deverão estar em funcionamento. Esta fase da obra se estende até agosto, quando, enfim, começa a restauração em si e as gruas serão desmontadas e remontadas na parte mais alta da ponte para que as peças defasadas possam ser substituídas por novas.
Deinfra ainda avalia prazos
O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) prometeu para esta sexta-feira a análise do novo cronograma de obras proposta pelo consórcio Florianópolis Monumento – há cerca de duas semanas o departamento avalia se a proposta do consórcio contratado para a restauração da ponte Hercílio Luz é viável de ser executada até o fim do ano.
O presidente do Deinfra, Paulo Meller, disse que vai pedir à Casa Militar que agende para a semana que vem um encontro com o governador Raimundo Colombo, quando pretende apresentar o resultado da análise.