Oficina do Projeto Orla Região Continental tem datas alteradas

Oficina do Projeto Orla Região Continental tem datas alteradas

O mau tempo e a pouca presença de representantes da comunidade fizeram com que os coordenadores do Projeto Orla – Região Continental (setor8) transferissem para próxima semana o início da oficina que tem como objetivo o desenvolvimento de diagnósticos ambientais e socioeconômicos que irão classificar e construir os cenários de uso e ocupação da orla.

Os próximos encontros estão marcados para os dias 25, 26, 27 de março das 18h30 às 21h30 na sede da Associação Catarinenses dos Engenheiros, em frente ao Parque de Coqueiros.

A participação da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e dos demais setores ligados ao desenvolvimento da região é muito importante nesta fase do projeto que foi criado como forma de responder as demandas de ordenamento do uso e ocupação das bordas litorâneas do território nacional, seja pela fragilidade dos ecossistemas presentes, seja pelo crescimento desordenado das cidades, ou pelo aumento dos processos erosivos e das fontes contaminantes.

Além disso, o Orla prevê a elaboração de um Plano de Gestão Integrada da Orla do Município que traz estratégias para a gestão das áreas litorâneas. Também introduz uma ação sistemática de planejamento da ação local visando repassar atribuições da gestão deste espaço, atualmente alocadas no Governo Federal, para a esfera do município, incorporando normas ambientais na política de regulamentação dos usos dos terrenos e acrescidos de Marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo.

Para saber como participar das reuniões acesse o link http://www.pmf.sc.gov.br/sites/orla/?cms=como+participar

(Prefeitura de Florianópolis, 18/03/2014)