20 mar Governo de Santa Catarina lança Programa Catarinense de Inovação
Na tarde da última terça-feira, 18/03, o Governo do Estado de Santa Catarina lançou o Programa Catarinense de Inovação (PCI), com coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), a Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC).
Objetivos do Programa
Segundo disse o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, “a intenção do programa é capacitar pessoas e empreendedores para os desafios do futuro, atrair novos investidores de setores estratégicos e criar habitats de inovação, levando Santa Catarina ao estado máximo da inovação”.
Atração de Investimentos
No eixo da atração de investidores de setores estratégicos, o Governo do Estado firmou uma parceria público-privada com a Fiesc para desenvolver o projeto da agência de atração de investimento Inova SC. A ideia é identificar oportunidades em todas as regiões do Estado, apresentá-las a potenciais investidores e promover Santa Catarina como um polo de inovação.
Capacitação
O treinamento de pessoas e empreendedores será realizado juntamente com o Sebrae/SC. As capacitações terão foco em inovação – de gestão, produtos, serviços e processos – para formar profissionais e dar às empresas catarinenses melhores condições de competir na nova economia, levando em conta as vocações regionais.
Infraestrutura para inovação
Caberá ao PCI, por meio da SDS e da Fapesc, a implantação dos Centros de Inovação de Santa Catarina. Na primeira fase, 12 edifícios-sedes serão construídos em todas as regiões do Estado, que trabalharão em rede. A gestão dos Centros de Inovação envolverá governos locais e estadual, universidades, empreendedores e sociedade civil.
Conselheiro de Obama
O destaque do evento e motivação para dois auditórios lotados foi a palestra “Como Criar Ecossistemas de Inovação”, apresentada por Curtis Carlson, presidente e diretor executivo do SRI International – Stanford Research Institute. Carlson é membro do conselho para inovação e empreendedorismo do governo Obama, membro do Conselho de Liderança em Inovação do Fórum Econômico Mundial e conselheiro para ciência da Fundação Nacional de Pesquisa de Cingapura.
Carlson deu grande ênfase aos aspectos de que se deve gastar mais tempo e dinheiro com o que realmente é importante para o consumidor e menos com o que parece ser interessante. Segundo ele, várias empresas que hoje valem bilhões surgiram como startups no Vale do Silício onde estão localizadas as melhores universidades do mundo e que são responsáveis pela formação de profissionais inovadores que estão fazendo a diferença mundo afora. Apresentou vários produtos e empresas oriundos da SRI como o Siri comprado pela Apple por US$ 30 bilhões.
(Acontecendoaqui, 19/03/2014)