28 mar Começam as obras do Jardim Botânico de Florianópolis, no Itacorubi
Se tudo correr dentro do esperado pelo governo do Estado, até o final do ano estará aberto ao público o Jardim Botânico de Florianópolis. Localizado no bairro Itacorubi, o novo espaço de lazer contará – na primeira etapa, chamada de Passeio da Transição – com deques sobre o lago, pista de caminhada, centro de visitação e um café. A obra que custará R$ 637 mil começou na manhã desta quinta-feira (27). Para 2015, na segunda fase do projeto, que ainda será licitada, serão construídos uma biblioteca, um laboratório, um mirante e um trapiche que permitirá o passeio educativo sobre o mangue.
A construção do Jardim Botânico foi abordada pela primeira vez em 2006. Nesta quinta-feira, oito anos depois, o governador Raimundo Colombo assinou a ordem de serviço para o início das obras, no salão paroquial da igreja São Bento, no Itacorubi.
Nesta primeira etapa serão revitalizados pelo menos 10% da aérea de 247mil m². “O Jardim Botânico é mais que um espaço de lazer. É um espaço para a educação ambiental. Por essa razão queremos os estudantes aqui aproveitando todo o potencial educativo do local“, defendeu o coordenador de projeto, Eduardo Lorenzetti.
“Foi necessário brigar para que a cidade tivesse esse espaço verde”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Paulo Bornhausen, durante visita ao canteiro de obras. Em 2007, o então deputado estadual Cesar Souza Júnior, hoje prefeito da Capital, reuniu mais de 30 mil assinaturas para que a área fosse preservada e virasse o Jardim Botânico. “A cidade cresceu e impôs muitos prejuízos à natureza. Creio que o Jardim Botânico vá devolver aos moradores a proximidade com o meio ambiente, além da preservação do mangue”, defendeu Colombo.
(Notícias do Dia Online, 27/03/2014)