Começam as obras do Jardim Botânico de Florianópolis, no Itacorubi

Começam as obras do Jardim Botânico de Florianópolis, no Itacorubi

Se tudo correr dentro do esperado pelo governo do Estado, até o final do ano estará aberto ao público o Jardim Botânico de Florianópolis. Localizado no bairro Itacorubi, o novo espaço de lazer contará – na primeira etapa, chamada de Passeio da Transição – com deques sobre o lago, pista de caminhada, centro de visitação e um café. A obra que  custará R$ 637 mil começou na manhã desta quinta-feira (27). Para 2015, na segunda fase do projeto, que ainda será licitada, serão construídos uma biblioteca, um laboratório, um mirante e um trapiche que permitirá o passeio educativo sobre o mangue.

A construção do Jardim Botânico foi abordada pela primeira vez em 2006. Nesta quinta-feira, oito anos depois, o governador Raimundo Colombo assinou a ordem de serviço para o início das obras, no salão paroquial da igreja São Bento, no Itacorubi.

Nesta primeira etapa serão revitalizados pelo menos 10% da aérea de 247mil m². “O Jardim Botânico é mais que um espaço de lazer. É um espaço para a educação ambiental. Por essa razão queremos os estudantes aqui aproveitando todo o potencial educativo do local“, defendeu o coordenador de projeto, Eduardo Lorenzetti.

“Foi necessário brigar para que a cidade tivesse esse espaço verde”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Paulo Bornhausen, durante visita ao canteiro de obras. Em 2007, o então deputado estadual Cesar Souza Júnior, hoje prefeito da Capital, reuniu mais de 30 mil assinaturas para que a área fosse preservada e virasse o Jardim Botânico. “A cidade cresceu e impôs muitos prejuízos à natureza. Creio que o Jardim Botânico vá devolver aos moradores a proximidade com o meio ambiente, além da preservação do mangue”, defendeu Colombo.

(Notícias do Dia Online, 27/03/2014)