26 fev Programa Se Liga na Rede chega à Costa da Lagoa
O programa de fiscalização integrada de saneamento das ligações de esgoto e drenagem de Florianópolis – o Se Liga na Rede – chegou à comunidade da Costa da Lagoa. Na manhã desta terça-feira (25), o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, acompanhou de perto as primeiras inspeções.
Lançado em 16 de outubro do ano passado, o programa tem entre seus principais objetivos garantir que as ligações nos sistemas públicos de coleta de esgotos e drenagens pluviais estejam adequadas, com o foco numa melhor balneabilidade de nossas praias.
Nesta primeira etapa, o programa acontece em pontos das regiões de Canasvieiras, Barra da Lagoa, Ingleses e Lagoa da Conceição. A maior inadequação encontrada, nos imóveis visitados até o momento, é a ausência da caixa de gordura.
Até o momento já aconteceram 4.262 visitas e inspeções, sendo que 1.106 estavam com as ligações regulares e 1.150 apresentavam inadequações.
Na Barra da Lagoa, a maior inadequação encontrada foi a ausência de caixa de gordura, seguida de caixa de gordura sem sifão. Na comunidade, 41,6% estão com as ligações regulares e 58,4% com ligações com inadequações.
Em Canasvieiras, a ausência da caixa de gordura também foi a maior inadequação encontrada, seguida também de caixa de gordura sem sifão. Lá 44,0% estão com as ligações regulares e 56,0% com inadequação.
Nos Ingleses, a maior inadequação encontrada é o sistema individual de tratamento irregular, seguido de ausência de caixa de gordura. O bairro está com 19,0% com ligações regulares e 81,0% com inadequações.
A Lagoa da Conceição foi o único bairro onde 61,3% das ligações estão regulares e 38,7% com ligações com inadequações. A ausência de caixa de gordura foi a maior inadequação encontrada, seguida de caixa de gordura sem sifão.
No início da próxima semana, será divulgado o número de inspeções realizadas na Costa da Lagoa.
É importante ressaltar que 50% dos imóveis visitados e inspecionados e que haviam sido notificados por alguma inadequação já regularizaram sua situação. A ação do programa é inicialmente orientadora, podendo converter-se em punidora no caso de se verificar uma reincidência. Um imóvel que foi inspecionado e que foi notificado tem o prazo de 15 dias úteis para se readequar. Caso seja necessário, o proprietário pode solicitar uma prorrogação deste prazo para mais 15 dias.
Expirado o prazo e não havendo readequação, o caso será encaminhado para a Vigilância Sanitária e para a FLORAM, órgãos responsáveis pelas sanções legais, que vão desde advertência até multa.
Orientação
A Casan disponibiliza em seu site (www.casan.com.br) informações
de ações simples de como se evitar o descarte impróprio de
resíduos:
Não despeje óleo de cozinha ou gorduras de alimentos na rede de esgoto: ao se resfriar, a gordura torna-se sólida e forma blocos que entopem os tubos da rede de esgoto;
Limpe a caixa de gordura ao menos uma vez por semana: a gordura retirada deve ser ensacada e colocada no lixo;
Não jogue plástico, látex (camisinhas), absorventes e outros resíduos inadequados na rede de esgoto: esses materiais devem ir para o lixo.
A empresa ressalta ainda que a rede de esgoto não foi projetada
para receber as águas da chuva e, desta forma, se houver a ligação
da rede pluvial à rede de esgoto – e vive-versa – o sistema
pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau
cheiro, além da poluição dos mananciais e da contaminação do meio
ambiente.
(Prefeitura de Florianópolis, 25/02/2014)