Pesquisa de mobilidade

Pesquisa de mobilidade

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 20/02/2014)
A partir de março, moradores dos 13 municípios que compõem a Grande Florianópolis receberão entrevistadores para uma pesquisa domiciliar de origem e destino. Eles também farão levantamentos de campo para medir oferta e demanda de transporte da região. As ações fazem parte do Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis).
Em janeiro, os pesquisadores percorreram as principais praias da região, fazendo a pesquisa com turistas e veranistas. O Plamus está sendo desenvolvido pelo governo do Estado com apoio técnico e financeiro do BNDES, e tem como objetivo encontrar soluções para o problema da mobilidade. Vale lembrar que o a última pesquisa desse tipo feita na Grande Florianópolis foi realizada na década de 1970.


ORIGEM E DESTINOS NAS PRAIAS DA GRANDE FLORIPA
(Caderno Continente – DC, 22/02/2014)
Foi concluída a coleta de dados nas praias para a pesquisa Origem/Destino de veraneio, que marca a primeira fase do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis – Plamus. Cerca de 2 mil frequentadores de 16 diferentes praias, entre turistas e moradores, responderam questões sobre onde estão hospedados, de onde vieram, para onde irão após a estada na praia e quais meios de transporte estão utilizando. Tais informações servirão como base para o mapeamento das condições de mobilidade e darão suporte ao desenvolvimento de soluções que facilitem o deslocamento das pessoas na região.