17 fev Os desafios da arquitetura e urbanismo
Artigo de Ricardo Fonseca, Presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Morador de Florianópolis. (DC, 17/02/2014)
Um dos grandes desafios de arquitetos e urbanistas é compreender a identidade local, criar projetos de qualidade, funcionalidade e projetar a sustentabilidade em cada trabalho. Cidades que deixam para trás sua memória, obras de referência e patrimônio histórico correm sério risco de perder seu apelo turístico com consequências até na economia. O crescimento das cidades é inevitável, muitas vezes necessário e desejado. Mas esta realidade não pode se sobrepor ao passado nem ignorar as demandas futuras, em especial o manejo do meio ambiente e dos recursos naturais.
Em Santa Catarina, não faltam exemplos de projetos inovadores e arrojados. Mostrar estes projetos é um dos principais objetivos da segunda edição do Prêmio Arquitetura Catarinense, organizado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura em Santa Catarina (AsBEA), com apoio do Instituto dos Arquitetos do Estado (IAB-SC) e patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SC) e Portobello.
Esta edição chega para consolidar a iniciativa, que obteve sucesso em 2011, com a classificação de 19 projetos: nove premiados e 10 menções honrosas. O prêmio, antigo desejo da classe, reflete o bom momento pelo qual o setor passa no país e no Estado. As políticas públicas para o setor, o aquecimento da economia e a crescente demanda por projetos verdes (com melhor desempenho de materiais e maior aproveitamento de água, luz e energia) tornam o mercado cada vez mais propício à inovação, um estímulo à qualidade dos profissionais. O prêmio serve como referência para projetarmos a identidade da arquitetura e do urbanismo locais, valorizando os profissionais e os escritórios de todo o Estado e mostrando as referências históricas e culturais catarinenses.