03 fev Hemosc lança, no Campeche, em Florianópolis, campanha para aumentar doações de sangue
Nas areias do Campeche, em Florianópolis, trabalhadores do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) lançaram neste sábado (1º/2) a campanha “Você não precisa saber nadar para salvar vidas nesse verão”. “A ideia é chamar a atenção para que as pessoas façam as doações e para que consigamos atender às necessidades de quem precisa”, afirmou Roseli Sandrin, coordenadora de captação de doações.
Na praia, foram distribuídos informativos com os pré-requisitos para saber quem pode ou não doar sangue. Uma das características é ter entre 16 e 67 anos (veja outras abaixo). “É sempre legal. As pessoas nos recebem muito bem”, disse Roseli.
Segundo a coordenadora, todos os anos, nesta época, são realizadas campanhas. Um dos motivos é que, por ser quente e uma época de férias, muitos deixam de doar sangue. Dados do hemocentro mostram que baixou em 29% o estoque.
Por outro lado, a necessidade aumenta. No Carnaval, por exemplo, há aumento no número de viagens e, consequentemente, acidentes.
Quem pode doar
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos – os jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados de seu responsável legal -, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, alimentado e com um documento oficial com foto em mãos. Homens podem doar sangue num intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano; mulheres podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações por ano.
( Notícias do Dia, 01/02/2014)