Hemosc lança, no Campeche, em Florianópolis, campanha para aumentar doações de sangue

Hemosc lança, no Campeche, em Florianópolis, campanha para aumentar doações de sangue

Nas areias do Campeche, em Florianópolis, trabalhadores do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) lançaram neste sábado (1º/2) a campanha “Você não precisa saber nadar para salvar vidas nesse verão”. “A ideia é chamar a atenção para que as pessoas façam as doações e para que consigamos atender às necessidades de quem precisa”, afirmou Roseli Sandrin, coordenadora de captação de doações.

Na praia, foram distribuídos informativos com os pré-requisitos para saber quem pode ou não doar sangue. Uma das características é ter entre 16 e 67 anos (veja outras abaixo). “É sempre legal. As pessoas nos recebem muito bem”, disse Roseli.

Segundo a coordenadora, todos os anos, nesta época, são realizadas campanhas. Um dos motivos é que, por ser quente e uma época de férias, muitos deixam de doar sangue. Dados do hemocentro mostram que baixou em 29% o estoque.

Por outro lado, a necessidade aumenta. No Carnaval, por exemplo, há aumento no número de viagens e, consequentemente, acidentes.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos – os jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados de seu responsável legal -, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, alimentado e com um documento oficial com foto em mãos. Homens podem doar sangue num intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano; mulheres podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações por ano.

( Notícias do Dia, 01/02/2014)