27 fev Grupo de entidades cria Fórum de Turismo de Florianópolis – FORTUR
Com o objetivo de criar sinergia entre as entidades relacionadas com o turismo em Florianópolis, o poder público e a sociedade a fim de projetar ações de curto, médio e longo prazo para a construção de um novo cenário turístico bom para moradores, profissionais do setor e turistas foi criado o FORTUR – Fórum de Turismo de Florianópolis. Doze entidades — ABAV-SC; ABEOC Brasil – SC; ABIH-SC; ABRASEL; ACATMAR; ACIF; Associação FloripAmanhã; Aquavia Gastronômica; CDL Florianópolis; Floripa Convention; Resorts Brasil e SHRBS — realizaram desde janeiro três encontros para a constituição do Fórum, e anunciam para o próximo dia 07 de março, 14h, no auditório do CDL Florianópolis, uma Oficina de Planejamento onde irão definir as prioridades, bandeiras e ações do Fórum. A FloripAmanhã foi escolhida como coordenadora do FORTUR neste primeiro ano de atividades.
“Vamos trabalhar para a integração das entidades visando o fortalecimento do turismo através de ações da sociedade civil organizada, que pretende contribuir com indicação de políticas públicas e de mercado de forma organizada”, afirma a presidente Associação FloripAmanhã e coordenadora do FORTUR, Zena Becker.
Para o presidente do Floripa Convention, Marco Aurélio Floriani, a Criação do FORTUR marca um novo momento para o turismo da cidade. “É a união das entidades ligadas direta ou indiretamente ao setor do turismo, com um único propósito, pensar, planejar e sugerir para o poder público e para os demais atores, a cidade que gostaríamos de ter e de viver”, analisa.
Já o líder do Núcleo de Estudos em Hospitalidade do Instituto Federal de Santa Catarina, Professor Tiago Savi Mondo destaca que a constituição do FORTUR se torna importante para o turismo de Florianópolis por promover o debate sobre o desenvolvimento turístico na cidade, e, além disso, por promover a coesão do trade turístico em prol de uma cidade melhor para se viver. “O turismo nunca deve ser pensado como fim, mas como meio para o desenvolvimento geral da população residente e penso que o FORTUR discute, auxilia e torna a relação público x privada mais produtiva”, afirma Mondo.
O evento do “Team Workshop FIFA” é um bom exemplo de como o Fórum pretende atuar. Mesmo em fase de constituição, O FORTUR já funcionou como instância de articulação entre as entidades, facilitou a integração e a participação de todas em parceria com o poder público, com adesão surpreendente para o bem receber dos jornalistas estrangeiros presentes no evento, realizado entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Costão do Santinho, norte da Ilha.
O coordenador da Aquavia Gastronômica, Ernesto São Thiago, acrescenta que “um dos grandes problemas de Florianópolis, além da falta de marinas com vagas molhadas e de um terminal de cruzeiros, é a pouca disponibilidade de destinações náuticas, ou seja, locais de interesse que moradores e turistas possam acessar navegando e atracar com segurança: daí a razão de integrar o FORTUR a Aquavia Gastronômica, coletivo empresarial”.
Manifesto de Criação do Fórum de Turismo de Florianópolis
As entidades abaixo assinadas, representativas do trade turístico, do setor empresarial e da sociedade civil da capital catarinense, vêm a público constituir o Fórum de Turismo de Florianópolis, com objetivo de articular e criar sinergia entre as entidades ligadas ao turismo, o poder público e a sociedade, a fim de projetar ações de curto, médio e longo prazo para a construção de um novo cenário turístico bom para moradores, profissionais do setor e turistas.
O Turismo movimenta R$ 2 bilhões por ano em Santa Catarina, aproximadamente 12,5% do que é gerado no Estado. Gera milhares de empregos na capital e é o setor que melhor distribui renda, beneficiando uma grande massa da população. Com o fortalecimento do setor de eventos, deixou de ser uma atividade exclusivamente sazonal.
Muitas conquistas foram obtidas nos últimos anos, como a melhora (ainda insuficiente) em saneamento, rodovias e equipamentos, mas os desafios continuam grandes no abastecimento de água, energia, tratamento de esgoto e mobilidade.
Para enfrentar sistematicamente e com planejamento estratégico estes e outros desafios, as entidades ligadas ao turismo em Florianópolis constituem o Fórum de Turismo de Florianópolis, com os seguintes objetivos gerais:
• Ser um Fórum permanente de discussão sobre o desenvolvimento de um turismo sustentável e de qualidade.
• Pensar e propor a cidade que queremos para viver e receber turistas;
• Discutir o planejamento turístico da cidade em conjunto com o poder público;
• Propor e acompanhar a implementação de políticas publicas ligadas ao turismo
Como ação imediata, as entidades fundadoras do Fórum convocam seus participantes e parceiros para a Oficina de Planejamento do Fórum, onde serão definidas as prioridades, bandeiras e ações de curto, médio e longo prazo para o turismo em Florianópolis.
Florianópolis, fevereiro de 2014
ENTIDADES FUNDADORAS DO FORTUR
ABAV-SC
ABEOC Brasil – SC
ABIH-SC
ABRASEL
ACATMAR
ACIF
Associação FloripAmanhã
Aquavia Gastronômica
CDL Florianópolis
Floripa Convention
Resorts Brasil
SHRBS