24 fev Fecomércio analisa infraestrutura das cidades turísticas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) apresentou durante reunião aberta realizada na manhã desta sexta (21) a pesquisa feita com 340 empresários de Florianópolis e Balneário Camboriú entre os dias 14 e 17 de janeiro. O estudo teve o objetivo de avaliar os impactos relacionados à questão da infraestrutura das cidades, principalmente a falta de água e energia durante a temporada de verão.
Dica do editor FloripAmanha.org: Veja a íntegra da Pesquisa
O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, ressaltou no debate que um dos principais motivos para este aumento do consumo de energia deve-se ao fato de que, “durante o ano de 2013, o crescimento no uso de eletrodomésticos no Estado foi de 4%. E somente nesta temporada de verão, pulou para 18%. A adesão é sinal de melhora na condição de vida das pessoas, mas quadruplicou o número de aparelhos ligados”.
Já para o diretor-executivo da Fecormércio, Marcos Arzua, é necessário que sejam realizados investimentos e planejamentos específicos para a alta temporada, pois o abastecimento destes serviços é eficiente nos outros períodos do ano.
A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, registrou a importância do encontro, dado que Santa Catarina é destaque no turismo. “O planejamento de ações para o setor turístico é muito mais eficaz quando usamos como base uma pesquisa. Os dados formalizam e ajudam a priorizar o foco do trabalho na área”, afirmou.
Participaram da reunião o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o diretor-executivo da Federação, Marcos Arzua, o presidente da Câmara de Turismo, João Moritz, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, a secretária de Turismo de Florianópolis, Maria Cláudia Evangelista, o vereador Edmilson Pereira, o presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, André Ritzmann, e outras entidades do setor, além de empresários e representantes do legislativo e executivo de Florianópolis e Balneário Camboriú.
(Prefeitura de Florianópolis, 21/02/2014)