27 fev Escolas garantem o desfile
Às vésperas do feriado, a insegurança em relação ao Carnaval de Florianópolis continua. Parte das verbas, assumidas pelo governo do Estado de Santa Catarina, ainda não foi repassada. De acordo com a Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte, a demora do repasse é reflexo da falta de organização das escolas de samba.
Alguns projetos, segundo a secretaria, tiveram de ser readequados e os documentos necessários para o cumprimento do acordo demoraram ou ainda não foram entregues. O governo do Estado adianta que, enquanto não houver a prestação de contas adequada, não liberará o dinheiro.
Mesmo assim, os processos estão em andamento e, diariamente, as escolas de samba são contatadas, informadas da situação e auxiliadas para a regularização, afirma a secretaria. Consulado do Samba, Embaixada Copa Lord, Unidos da Coloninha e União da Ilha da Magia possuem irregularidades desde 2012.
Em nome das agremiações, o presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesc), Zeca Machado, admite que houve atraso nas entregas, mas que agora os documentos estão sendo encaminhados. O presidente enfatiza que o que repasse só venha após o feriado os desfiles não serão cancelados.
– Nem estamos pensando nisso – garantiu o presidente.
Machado ressalta que a consequência da falta de repasse é que as entidades carnavalescas de Florianópolis estão sem pagar salários, fornecedores e prestadores de serviços.
(DC, 27/02/2014)