26 fev Casan e Celesc revelam planos para evitar desabastecimento
Presidentes das empresas garantiram que tomaram providências para que Santa Catarina não passe por nova crise já a partir do Carnaval
A população de Santa Catarina e os turistas não vão sofrer no Carnaval com os mesmos problemas de falta de água e luz registrados entre o Natal e os primeiros dias de 2014. Essa é a garantia dada pelos presidentes da Casan, Dalírio Beber, e da Celesc, Cleverson Siewert, na entrevista multimídia especial concedida ontem aos veículos do Grupo RBS.
Ambos foram sabatinados pelos jornalistas Renato Igor, Mário Motta e Moacir Pereira, com transmissão ao vivo da TVCOM, CBN/Diário e Diário Catarinense. Mais do que justificativas para os problemas que levaram à interrupção dos serviços, especialmente no Norte da Ilha, em Florianópolis, os dirigentes das estatais apresentaram as ações emergenciais e os projetos a longo prazo para impedir que a situação se repita.
Além de contar com um fluxo menor de turistas e com calor menos intenso que o registrado no início do ano, houve trabalho conjunto das estatais para mapear possíveis problemas nas 40 unidades da Casan no Norte da Ilha – 18 delas sofreram quedas de energia de até seis horas em janeiro, o que agravou a falta de água.Beber anunciou durante a entrevista que já estão instaladas na região do bairro Ingleses, em Florianópolis, os 18 geradores que serão acionados caso a energia falte.
– Estamos convencidos de que o abastecimento de água está garantido para o Carnaval – afirmou o presidente da Casan.
O presidente da Celesc afirmou que se houver queda de energia ela será isolada:
– Apagão não vai ter, mas falta de luz pode acontecer. O que nós temos de fazer? Minimizar e restabelecer o mais rapidamente possível – disse Siewert.
Estatais têm planos de investimento a longo prazo
Para o longo prazo, as duas companhias prometem investimentos. A Casan aposta em obras para aumentar a captação de água em Palhoça e levá-la à área insular de Florianópolis – já contratadas e previstas conclusão em dois anos. Por parte da Celesc, Siewert anunciou a inauguração este ano de subestações no Oeste e Extremo Oeste, locais onde a prolongada falta de energia chegou a causar a morte de frangos em aviários. Ele também anunciou para o próximo mês o início da operação de um sistema aberto que mostra aos usuários onde há falta de luz.
Casan anuncia plano para prevenir falta de água no Carnaval em Florianópolis
Florianópolis terá esquema especial para o abastecimento de água no feriadão de Carnaval, que vai de 28 de fevereiro até o dia 4 de março. A Casan anunciou nesta terça-feira (25) um plano emergencial e preventivo para garantir o abastecimento, prevendo o aumento de turistas na Ilha. O esquema pretende evitar que situações como a falta de água registrada nas primeiras semanas de 2014 se repita.
O foco principal das ações emergenciais será o Norte da Ilha, em Florianópolis. De acordo com a Casan, 18 geradores deverão ser instalados nos principais poços de captação de água e Estações de Tratamento. O objetivo desta ação é evitar que a falta de energia ocasione falta de água.
Em comunicado, a empresa ainda se compromete a manter o Sistema de Abastecimento de Água em até 80% da capacidade máxima de produção para a região, que é de 500 litros por segundo.
Reservatórios em baixa, estado de alerta
O período de calor intenso e a chuva escassa também ameaçam o abastecimento. Desde janeiro os mananciais de Santa Catarina estão em estado de alerta. Na avaliação dos técnicos da empresa, se as chuvas permanecerem em níveis muito baixos a situação de abastecimento pode se tornar crítica em Barra Velha, Balneário Barra do Sul e Araquari. Em Porto Belo e Bombinhas a situação foi amenizada com as últimas chuvas, mas a recomendação ainda é para que a população economiza água. A orientação serve ainda para todas as regiões do Estado, afim de garantir o abastecimento regular.
(ND online, 25/02/2014)