04 fev Calor forte e falta de chuvas podem comprometer abastecimento de água em Santa Catarina
O calor intenso e a falta de chuvas regulares no Estado fizeram com que a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) divulgasse, no fim de semana, um alerta à população para o uso racional da água. A situação, que segundo alerta da Defesa Civil deve persistir nas próximas semanas, tem comprometido os mananciais de captação com a gradativa redução dos níveis de água potável, prejudicando o abastecimento na área de atendimento da Casan.
De acordo com o Superintende da Casan, Carlos Alberto Coutinho, na Grande Florianópolis o local mais preocupante, por enquanto, é o Norte da Ilha, na região da Praia da Daniela, onde a situação do manancial de captação já é crítica. Segundo ele, se não houver chuvas regulares em até uma semana, o abastecimento poderá ficar comprometido, e, nesse caso, não está descartada a adoção do sistema de rodízio como medida emergencial. Ele observa, entretanto, que se os usuários adotarem a racionalidade e a economia no consumo de água isso não será necessário.
A principal fonte de captação para a região metropolitana, o Rio Pilões, na Serra do Tabuleiro, em Santo Amaro da Imperatriz, ainda está com lâmina de água que atende a produção regular, mas está em constante monitoramento.
Entre os meses de dezembro e janeiro centenas de moradores e turistas da Grande Florianópolis sofreram com a falta de água devido a questões técnicas que fizeram o abastecimento ser interrompido em diversos locais por longos períodos de tempo. Desde então, medidas urgentes foram encaminhadas pela prefeitura à concessionária. Dessa vez, porém, o alerta emitido em razão de causas naturais já antecipa a atenção da população para possíveis problemas.
( Notícias do Dia ,03/02/2014)