25 fev Aeroporto: obras atrasadas um ano
Por MOACIR PEREIRA (DIÁRIO CATARINENSE, 25/02/2014)
A exemplo do que pode ocorrer com a Ponte Hercílio Luz, com o anúncio do governador Raimundo Colombo de ultimato e até rompimento do contrato com o consórcio, o novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz está sofrendo a mesma ameaça. Ela recai sobre a construtora Espaço Aberto, de Florianópolis, principal empresa do consórcio da ponte e a vencedora da concorrência para a construção do novo aeroporto.
As obras estão com mais de um ano de atraso. A hipótese de uma medida radical da Infraero contra a Espaço Aberto, incluindo até a rescisão contratual, foi admitida pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Jaime Parreira, durante contato com o secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini. A empresa federal está descontente com o ritmo das obras e os atrasos registrados. Examina as alternativas. A rescisão está sendo considerada uma decisão difícil, porque exigiria uma nova licitação e, portanto, mais atraso.
O engenheiro Paulo Ney Almeida, presidente da Espaço Aberto, culpa a empresa responsável pela construção da pista, que atrasou em mais de um ano os serviços de terraplenagem. Tudo deveria estar concluído em fevereiro de 2013. O novo prazo para conclusão do terminal é maio de 2015.
Sobre a recuperação da Ponte Hercílio Luz, Almeida informou que no dia 5 de março vai apresentar um novo cronograma ao governo. O atraso deveu-se à mudança técnica na suspensão do vão central. A colocação da base de apoio terá que ser feita por gruas e não mais pendurada no próprio vão da ponte. Paulo Ney Almeida diz que há condições de abrir ao tráfego de veículos leves no fim do ano.
Inauguração no fim deste ano, nem pensar!