10 fev 20 dicas para economizar água
A falta de chuvas regulares, com pelo menos 15 dias sem um volume considerável, aliada às ondas de calor excessivo e, consequentemente o alto consumo de água, têm colocado em alerta o sistema de abastecimento em SC. Com isso, a recomendação é economizar.
Pelo menos seis fontes de captação, monitoradas pela Casan, estão com níveis cerca de 40% abaixo do normal. Apesar de a situação ser preocupante, a Casan prefere ainda não cogita aplicar o rodízio no abastecimento, mas é uma possibilidade caso o volume continue baixando.
– Estamos atendendo a população razoavelmente bem, mas os mananciais estão baixos – alerta o diretor de operação e meio ambiente da Casan, Valter Gallina.
A previsão não é animadora. De acordo com o serviço de meteorologia da Epagri/Ciram, chuvas regulares no Estado ocorreram apenas na primeira quinzena de janeiro e só voltará a se repetir depois da segunda quinzena de fevereiro. Para contribuir, o consumidor pode seguir as dicas simples da Casan para evitar a falta de água e os racionamentos.
(Diário Catarinense, 08/02/2014)