17 jan Um novo jeito de ver a Ilha
Aos poucos a Ponte Hercílio Luz vai se revelando. Primeiro a ponta direita sai de trás de um prédio, depois a esquerda. Fica totalmente visível à medida que o barco vai deixando o trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. De lá, o barco segue para Santo Antônio de Lisboa e em seguida para Canasvieiras, Norte da Ilha.
Este é uma das opções de passeio e transporte oferecidas pelo Floripa Tem. Quem quiser ver o litoral de Florianópolis por outro ângulo ou ir para o Norte da Ilha sem ter que encarar a movimentada SC-401 pode aproveitar a embarcação, que começou a operar ontem e vai até 2 de fevereiro.
O caminho de ida e volta dura cerca de duas horas. As saídas são sempre do trapiche da Beira-Mar. A embarcação faz uma parada em Santo Antônio, onde fica atracada por 10 minutos e na sequência Canasvieiras, onde para por mais 10 minutos. O caminho até Santo Antônio leva aproximadamente 20 minutos e para Canasvieiras são mais cerca de 30 minutos. Cada trecho custa R$ 5 e é preciso comprar o tíquete em cada embaixada do Floripa Tem, próximo de onde o barco atraca.
Com capacidade para 40 pessoas, a embarcação é confortável e segura, com coletes salva-vidas para todos e bote insuflável. Tem ar climatizado, bancos estofados e mesmo que chova o passeio pode ser feito. O único impedimento são os ventos fortes, o que dificulta na saída e na entrada de pessoas. O barco navega a uma velocidade de 25 nós – cerca de 60 quilômetros por hora.
– Será uma oportunidade fantástica para os turistas e também moradores da cidade, que poderão conhecer diversos pontos da Ilha utilizando uma excelente opção de transporte, sem trânsito e com um visual único – considera Juliana Castanho, diretora executiva do Floripa Convention.
Além das saídas de barco, a embaixada do Floripa Tem na Beira-Mar oferece outras atividades, que são gratuitas. Há o slackline, uma fita elástica sobre a qual as pessoas tentam se equilibrar. O projeto também tem bicicleta e skates. Para os aventureiros, tem a parede de escalada.
Para estas atividades, é preciso inscrição no local, mediante preenchimento de ficha e apresentação de documento de identificação com foto.
JULIANA CASTANHO
diretora executiva do Floripa Convention
Será uma oportunidade para os turistas e moradores, que poderão conhecer pontos da Ilha utilizando uma excelente opção de transporte
Trajeto e horários
– O barco irá navegar entre os três pontos do projeto partindo do trapiche da Beira-Mar ao meio-dia, seguindo para Santo Antônio de Lisboa (12h30min) e, em seguida, Canasvieiras (13h25min)
– A volta segue o roteiro inverso: Canasvieiras (13h35min) – Santo Antônio de Lisboa (14h40min) – Beira-Mar (15h10min)
– O segundo passeio sai da Beira-Mar às 15h20min, parando em Santo Antônio de Lisboa (15h40min) e em Canasvieiras (16h05min), voltando para Santo Antônio (17h10min) e finalizando às 17h40min na Beira-Mar Norte
O projeto
– O Floripa Tem é organizado pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau com patrocínio de Schin e Sky
– Mais em: www.floripatem.com.br
(Diário Catarinense, 17/01/2014)