31 jan Terreno na Avenida Mauro Ramos é invadido em Florianópolis
O terreno da SC-401 não é o único que sofreu invasão em Florianópolis. Na Avenida Mauro Ramos, a cerca de 500 metros do Beiramar Shopping, área nobre da cidade, um terreno vizinho ao número 1.620 foi invadido e construções irregulares foram erguidas no local, que também acumula lixo e eletrodomésticos quebrados. Televisão, colchão velho e muitas sacolas estão no trajeto que leva até uma série de barracos com telha de zinco, próximos ao muro.
“Tem um monte de puxadinhos e o pessoal mora aí mesmo. É como se fosse um revezamento: cada hora é um pessoal diferente. Esses dias teve briga aí, saiu até facada. A gente vê o pessoal entrando e saindo. Eles passam o dia fora e voltam no fim da tarde”, contou a funcionária de um estabelecimento comercial vizinho, que preferiu não se identificar.
“Moram entre oito e 12 pessoas lá. De vez em quando, eles aparecem aqui, pedem um pouco de água. Não me trazem problemas, até me respeitam bastante”, garante o funcionário de outra loja das redondezas, que acrescenta: “O dono do terreno já recebeu várias ofertas, mas não quis vender.” O terreno é vizinho ao do casarão onde um dia morou o ex-governador Hercílio Luz até 1924.
Apesar de ter sido tombado pelo Estado como patrimônio histórico, em março de 2002, o casarão está abandonado. Desde 2012, pelo menos, há entulho e lixo no terreno e o mato invade o local. Na entrada principal, parte da escada está quebrada e cheia de limo. Por uma das portas da frente, que está aberta, e pelas janelas danificadas na lateral, é possível ver o estado deteriorado também do interior da casa.
(Notícias do Dia, 30/01/2014)