28 jan Programa de ecovoluntariado oferece oportunidades ao viajante
O Instituto Ekko Brasil (IEB), sediado em Florianópolis (SC), desenvolve diversas atividades de turismo de conservação relacionadas a pesquisas com espécies ameaçadas. A proposta é oferecer opções a viajantes que buscam a experiência única de participar do dia a dia de bases de estudo e se tornar mais ativo na preservação do meio ambiente.
“O envolvimento de ecovoluntários é de fundamental importância para nosso trabalho. Esse é um tipo especial de turista que procura roteiros diferenciados, quer fugir do lugar comum e se envolver numa atmosfera de equipe e companheirismo, além de ter certeza de que o dinheiro empregado estará sendo aplicado na sustentabilidade de projetos de conservação de espécies ameaçadas“, observa Alesandra Bez Birolo, presidente do Instituto Ekko Brasil.
O Programa de Ecovoluntários do IEB já recebeu mais de 600 pessoas, durante seus 12 anos. O maior volume de visitas acontece entre janeiro e julho. Dos turistas, 50% são estudantes, sobretudo de áreas relacionadas a biologia e veterinária. Esta é também uma atividade quase restritiva a estrangeiros, sobretudo turistas europeus, pouco conhecida pelos turistas brasileiros.
(Mercado e Eventos, 28/01/2014)