15 jan Estacionar na areia é irregular
A falta de vagas aliada ao grande número de turistas em Florianópolis tem transformado a faixa de areia de algumas praias da Ilha em verdadeiros estacionamentos. Os locais utilizados são proibidos por lei. A ausência de placas com avisos e de fiscalização da Polícia Militar colaboram com a situação.
Em Ponta das Canas, no Norte da Ilha, grande parte do espaço entre a rua e o mar se tornou um estacionamento desordenado de veículos. O morador Natalício Nascimento da Silva, 68, reclama que os carros passam em alta velocidade na área em que transitam crianças e idosos:
– De noite colocam música alta, ficam bebendo e fazem cavalinho de pau. Sem contar o prejuízo para a natureza. Já cansei de chamar a polícia que quase nunca aparece – reclama.
Na praia da Lagoinha, no Norte, o trecho logo após a principal entrada, ao lado do rio, é utilizado como estacionamento, porém um pouco mais organizado. Um dos homens que cuida das vagas, Paulo Cesar Mocinho, diz que não cobra nada, só recebe gorjetas dos motoristas:
– Eu moro aqui na região, e comecei a trabalhar porque estavam arrombando muito os carros. Eu e outra senhora colocamos as cordas para delimitar o espaço e organizar melhor – explica.
O diretor de trânsito do Instituto de Planejamento de Florianópolis (Ipuf), Adriano Melo, explica que estacionar na faixa de areia é proibido por lei, e que o departamento está trabalhando na produção de placas para reforçar os avisos:
– Temos vários problemas nas praias, e as equipes estão verificando nos locais as particularidades para ver que providências tomar. Alguns acessos não podem ser fechados porque são utilizados por pescadores – explicou Melo.
O subcomandante do 21o Batalhão da Polícia Militar, major Fábio de Matos, diz que há fiscalização em Ponta das Canas e Lagoinha – Muitos veículos já foram multados. Todo condutor precisa saber que é proibido estacionar na areia, e não precisa de placa para isso – ressalta.
Acordo entre comunidade e prefeitura regula espaço
No Pântano do Sul, carros estacionam no espaço delimitado por toras e cordas, dividindo lugar com os frequentadores da areia.
O proprietário do Bar do Arante, Arante Monteiro Filho, diz que foi feito um acordo entre a Associação de Moradores e a prefeitura, há cerca de quatro anos, que permite o estacionamento em 15 metros demarcados:
– A praia tem 300 metros e fio definindo que em 15 metros pode estacionar. Este espaço é usado por pescadores e moradores o ano todo – explica.
O comandante do 4o Batalhão, tenente-coronel Araújo Gomes, responsável pelo Sul da Ilha, informa que os policiais são orientados a não multar veículos nas áreas demarcadas por toras.
MAJOR FÁBIO DE MATOS
Subcomandante da PM no Norte da Ilha
Todo condutor precisa saber que é proibido estacionar na areia, e não precisa de placa para isso.
(Diário Catarinense, 15/01/2014)