24 jan Aumento de IPTU: “Essa história não vai acabar aqui”
O Sindicato da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon) é uma das 17 entidades que entraram na Justiça pela suspensão do aumento do IPTU. Presidente da entidade, Helio Bairros afirma que a discussão sobre o aumento está longe de acabar.
Diário Catarinense – As entidades esperavam essa decisão do STF?
Hélio Bairros – Sim, vamos pedir uma reconsideração dos ministros. Agora temos que privilegiar o argumento técnico. A decisão terá desdobramentos, não vamos nos conformar. O aumento está em desacordo com o aumento salarial dos trabalhadores.
DC – A prefeitura criou o IPTU social para alguns imóveis…
Bairros – Quem alega estar quebrado não pode isentar tanta gente. O IPTU de Florianópolis é um dos mais caros do país. Quando há resistência dos moradores, é porque há muita elevação. Ainda estamos na fase das liminares. Vimos a argumentação da prefeitura e é muito frágil. O que se vê é um apelo emocional, não se privilegia o aspecto técnico da questão.
DC – Qual retorno as entidades têm recebido da comunidade?
Bairros – Há insatisfação. Essa história não acaba aqui. Enquanto a questão tramita na Justiça, os contribuintes devem depositar em juízo o valor do tributo anterior à lei que estabelece a planta de valores. Vamos continuar qu
(Diário Catarinense, 24/01/2014)