18 dez Gestão pública sustentável e com parcerias
Artigo de Américo do Nascimento Junior, Secretário de Coordenação de Governo e Gestão de Chapecó (DC, 18/12/2013)
Os gestores públicos encontram-se diante da necessidade de melhor administrarem os recursos com o intuito de promover o bem-estar social e coletivo. Para isso, é preciso um sistema de acompanhamento gerencial possibilitando que verbas se materializem nos programas e ações determinadas pelo governo.A busca de novos caminhos para o desenvolvimento econômico, antes focado simplesmente na produção a qualquer custo, passando por tudo e por todos, teve com o tempo de ser reorientada e incluir a participação da sociedade, tornando-se fundamentalmente sustentável. O que era o discurso de muitos teóricos virou uma obsessão para alguns gestores públicos, iniciativa privada, academia e cidadãos.
O desenvolvimento sustentável é a capacidade de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer o atendimento das necessidades das futuras. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento orienta para a harmonização de dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
O gestor público deve usar a proatividade e a criatividade para manter seu município ativo com seus próprios recursos. Tem que utilizar criatividade para concretizar as metas, montando equipes comprometidas e mostrando sempre o caminho a ser seguido. Deve ser agente catalisador de inovações transformadoras em métodos e práticas administrativas ou no processo de firmar parcerias com todos os setores e atores sociais na busca de novos recursos para a cidade e região. Este é o caminho para obtermos a sustentabilidade empreendedora, proporcionando qualidade de vida ao cidadão de hoje e das gerações vindouras.