12 dez Entidades privadas planejam ir à Justica contra Plano Diretor
Entidades empresarias de Florianópolis decidem hoje se entram na Justiça para impedir o avanço do Plano Diretor declarou o presidente do Sindicato da Construção (Sinduscon) Civil, Hélio Bairros. O grupo esteve reunido até perto da meia-noite de ontem e vai se encontrar novamente nesta quinta-feira
De acordo com o presidente do Sinduscon, os canais de diálogo com a prefeitura e a Câmara de Vereadores se esgotaram e a Justiça é o único caminho para parar o que considera um projeto aprovado sem discussão e conhecimento da sociedade. Além da construção civil, pelo menos sete entidades fazem parte do grupo, entre ela a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).
No encontro, os advogados das entidades procuraram eventuais irregularidades na discussão da proposta para sustentar a ação judicial. Bairros afirmou que se não houver consenso de todos os representantes a iniciativa não seguirá adiante. Esta quinta-feira é considerada o prazo final para tomar uma decisão.
Vereadores também tentarão impedir avanço do projeto
O presidente do Sinduscon ainda criticou a prefeitura de Florianópolis. Declarou que o Plano Diretor atual é bom e falta fiscalização e obras de infraestruturas por parte da administração municipal. Acrescentou que para mascarar as falhas a iniciativa privada é apontada como causa dos problemas funcionando como bode expiatório.
O Plano Diretor também enfrenta resistência de parte dos vereadores. Um grupo com sete busca apoio para aprovar um projeto que cria uma moratória em alguns bairros de Florianópolis.
Contraponto
O que diz a prefeitura
– Em nota enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação, a prefeitura afirma o direito de qualquer entidade de buscar na Justiça aquilo que lhe julge de direito, e vê com naturalidade a decisão do Sinduscon, porque é parte de um grupo que vai ter seus interesses contrariados com o novo Plano Diretor.
(DC, 12/12/2013)