06 dez Empresário destaca importância de práticas sociais e de sustentabilidade
Artigo de Carlos Alexandre Döhler, Empresário de Joinville (DC, 05/12/2013)
Como manter uma indústria competitiva em tempos de concorrência asiática desleal? Como andar na contramão de uma crise que devastou o setor têxtil e aniquilou empresas centenárias e ainda pegar carona no crescimento da economia brasileira? Tenho uma resposta: investir em gestão de qualidade.
Na Döhler, hoje é dia de celebrar 132 anos de história. A empresa que me acolheu há 30 anos é o segundo lar de outros 2.999 colaboradores. Juntos, conquistamos o Top de Marketing e Vendas ADVB/SC 2013, entregue ontem em Florianópolis. Aliás, o case Döhler: um banho em resultados já é o segundo premiado pela instituição este ano. Em junho, nosso evento de responsabilidade social ganhou o Prêmio Empresa Cidadã.
Tente ser reconhecido no país como ‘à frente do seu tempo’ e você verá que alcançar esse objetivo vai além de incorporar tecnologia. Eliminar desperdícios, melhorar a qualidade e reduzir tempo e custo de produção. Na outra ponta, reforçar o fortalecimento da marca e seus valores. Adotar práticas sociais e de sustentabilidade é mais do que importante, é vital. Trabalhar com mão de obra e matéria-prima nacionais ajudou a bater recordes em fabricação e faturamento.
Ter consciência do papel social que uma empresa deste porte pode e deve assumir e pautar-se por princípios éticos é o grande diferencial em um mundo onde denúncias de trabalho análogo à escravidão nas cadeias produtivas de grifes se multiplicam. Os números demonstram a capacidade de produção. Os prêmios, sua visão e missão. Uma gestão responsável tem de estar no DNA. Confeccionar um tecido é muito mais do que entrelaçar milhões de fios em dezenas de máquinas.”