12 nov FloripAmanhã participa de audiência na Câmara sobre resíduos sólidos
A definição de áreas no Sul, Norte e Leste da Ilha para transbordo e triagem dos resíduos sólidos domésticos é uma das necessidades mais urgentes relacionadas com a gestão de resíduos sólidos em Florianópolis, conforme exposição do conselheiro da FloripAmanhã e representante da Associação no Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos de Florianópolis (GIRS), José Luiz Menezes, na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na quinta-feira (7/11). A audiência foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente e da Frente Parlamentar de Saneamento Básico da Câmara e contou também com a participação Ong Lixo Zero e representantes da prefeitura e da Comcap.
“A criação de locais nos extremos da Ilha para que os caminhões possam descarregar o material orgânico e reciclável para que cooperativas de catadores façam o processamento diminuiria o volume e o peso do lixo transportado pela cidade, reduzindo o número de caminhões e o custo da prefeitura com o transporte e disposição de lixo no aterro sanitário”, explica Menezes. Segundo o conselheiro da FloripAmanhã, o vereador Pedrão, vice-presidente da comissão de Meio Ambiente, afirmou que vai incluir em sua proposta de revisão do Plano Diretor a recomendação de criação destas áreas.
Menezes acrescenta que também é importante para Florianópolis a determinação de área para a disposição de resíduos da construção civil, hoje inexistente no município.