24 set Responsável por estudo sobre a mobilidade urbana da Grande Florianópolis é escolhido
Três empresas paulistas, unidas em consórcio, serão responsáveis pelo mais completo estudo técnico sobre a mobilidade urbana da Grande Florianópolis. É delas a melhor proposta inscrita em um edital aberto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), financiador do projeto que será doado ao Estado como forma de resolver o sufocamento do trânsito na região.
No total, oito empresas apresentaram pré-projetos, que levavam em conta, por exemplo, as principais obras em andamento na região, como as do contorno viário, a duplicação da Via Expressa, a recuperação da Ponte Hercílio Luz e o novo aeroporto de Florianópolis. O resultado final servirá de base para a criação do primeiro Plano Diretor Regional de Mobilidade, que oferecerá uma gama de alternativas, sempre com a perspectiva de longo prazo.
A vencedora – formada por Logit Engenharia Consultiva, Booz & Company do Brasil Consultores e Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados – já é conhecida do BNDES por realizar trabalhos de consultoria ao banco. A partir do momento que assinar contrato com o órgão, na primeira quinzena de novembro, terá um ano para entregar o mapeamento detalhado da situação viária de 13 municípios metropolitanos.
A região não tinha um estudo assim desde 1978, quando a extinta Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes organizou um plano diretor de transporte integrado, de onde nasceram obras importantes, como a Via Expressa e a Via Expressa Sul. O estudo não terá custo para o governo do Estado.
(DC, 24/09/2013)