Região do Maciço do Morro da Cruz recebe projeto inovador de moradia

Região do Maciço do Morro da Cruz recebe projeto inovador de moradia

Com uma tecnologia inovadora de construção civil, a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental, lançou na manhã desta quarta-feira (18) a construção de 40 casas modulares para a região do Maciço do Morro da Cruz. O custo da obra, incluindo casas e a infraestrutura em torno delas, é de aproximadamente R$ 2,5 milhões. A executora será a construtora WDD Ltda- EPP.
As unidades habitacionais serão construídas com chapas metálicas, que são um isolante térmico e acústico, e as paredes internas e externas são formadas por painéis sanduíches (aço galvalume + Poliuretano (P.U.) + aço galvalume).
A vantagem na escolha deste tipo de obra e material é que sua execução atende às necessidades da área, que é de difícil acesso, com facilidade no transporte do material. O prazo para conclusão dos trabalhos é de aproximadamente oito meses.
A construção acontece em locais pré-determinados, com famílias previamente cadastradas no Projeto do Maciço do Morro da Cruz, que já possuem terreno. As atuais moradias estão em situação de vulnerabilidade e não suportariam somente uma reforma.
O secretário de Habitação Rafael Hahne expôs que a habitação era o processo mais atrasado dentro do projeto do Maciço e que só nestes nove meses da atual administração já foram construídas 62 unidades habitacionais, de um total de 438 que estão previstas. “Fico feliz em ver a crescente evolução do projeto e digo que é muito importante a habitação de interesse social”, falou ele.
O vice-prefeito e secretário de Obras, João Amin, falou que o processo de revitalização do Maciço é um grande avanço para Florianópolis e finalizou agradecendo a parceria do governo do Estado, em especial ao governador Raimundo Colombo, “que tem uma história forte na área social”.
O prefeito Cesar Souza Júnior demonstrou satisfação com a retomada das obras do PAC. Agradeceu ao apoio da Câmara de Vereadores e a parceria com a Caixa Econômica Federal na execução das obras.
Sobre a construção de unidades habitacionais, o prefeito disse: “Hoje são 40, em breve mais 20 que já estão autorizadas. Até o final deste ano, serão 60 moradias construídas.”
Outro anúncio importante feito pelo prefeito é que hoje, onde está o canteiro de obras das casas modulares, será construída a nova Unidade Básica de Saúde do bairro; ao lado, será a estação do teleférico a ser implantado na cidade, que ligará o centro da cidade à UFSC.
“Este é um novo momento para a região. Essas comunidades estão crescendo, estão florescendo e gostaria de agradecer a parceria com o governo do Estado. Quando trabalhamos juntos, quem ganha é a população”, finalizou o prefeito.
O governador Raimundo Colombo disse que esta administração está crescendo e ganhando uma personalidade muito forte. “Devemos vencer os desafios do governo brasileiro, de burocracia, quebrando esta lógica. Reforço aqui que o governo é um parceiro forte, principalmente em ações como esta”, disse.
Além do governador, o lançamento das obras das casas modulares contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes da Caixa, da construtora responsável pela obra, líderes comunitários, representantes dos conselhos comunitários e membros da comunidade.
(PMF, 18/09/2013)