11 set Prefeitura prepara medida social para licitação do transporte coletivo de Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis prepara uma medida social para incluir no edital de licitação do transporte coletivo. A ideia, que ainda está sendo estudada, não foi divulgada. Ela deve ser apresentada na semana que vem, quando o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) vai conceder uma entrevista coletiva.
O diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade, Vinicius Cofferri, negou que a medida social seja a tarifa zero para alguns grupos de usuários. Mas não disse o que será. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a medida está sendo estudada e ainda não foi definida.
A ideia deve ser apresentada no dia 18, quando o prefeito planeja conceder entrevista coletiva sobre o edital de licitação e sobre o SIM (Sistema Integrado de Mobilidade). “O SIM é um plano que prevê obras estruturais, melhorias no sistema de transporte e mobilidade urbana”, disse Cofferri.
A semana é intensa de debates em torno do transporte público. Na segunda-feira, em audiência pública, a prefeitura apresentou suas ideias para a licitação. O edital foi recebido com muitas vaias. “É um absurdo. Até o momento não tivemos acesso ao edital. Eles falaram de novas tecnologias, mas não mostraram a licitação”, afirmou Victor Khaled, integrante do MPL (Movimento Passe Livre).
Amanhã, há nova audiência pública, desta vez na Câmara de Vereadores. A reunião, na Comissão de Defesa do Consumidor, a partir das 14h30, foi solicitada pelo vereador Thiago Silva (PDT).
Segundo Cofferri, a comissão que prepara a nova licitação não se reuniu depois da audiência pública de segunda-feira. Ele minimizou as vaias. “As críticas foram de quem não viu suas reivindicações aceitas. O Passe Livre não tem proposta concreta viável”, afirmou o diretor de Planejamento.
(ND, 11/09/2013)