Ônibus: TCE faz auditorias na Capital

Ônibus: TCE faz auditorias na Capital

Por Moacir Pereira (DC, 06/09/2013)
Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Salomão Ribas Júnior anuncia para o fim do ano a conclusão da auditoria realizada no sistema de transporte coletivo de Florianópolis, Biguaçu, Palhoça e São José.
Expectativa, portanto, que possam ser conhecidos novos dados sobre a exploração desta concessão municipal de interesse de milhares de usuários. No caso de Florianópolis, a população poderá ter, finalmente, o início da abertura da “caixa preta” prometida pelo ex-prefeito Dário Berger na campanha de 2004.
Há muito a conhecer nos bastidores deste sistema. Em várias cidades – e não apenas na Grande Florianópolis – são conhecidas as relações entre administradores municipais e os empresários do transporte coletivo. Não por acaso, as empresas do setor se transformam nas maiores doadoras dos partidos e dos candidatos mais viáveis nas campanhas municipais. O mesmo esquema que se registra no plano federal em relação às empreiteiras e no estadual nas grandes obras rodoviárias e de construção civil.
Concessões de serviços públicos federais transformaram-se em passado recente em casos de escândalos de grande repercussão. Nos municípios, as concessões envolvem o transporte coletivo e a liberação de táxis, outro setor insondável.
Elogiável, por isso mesmo, a iniciativa do promotor de Justiça Daniel Paladino de abrir investigação penal sobre os abusos e ilegalidades flagrantes praticadas pelos motoristas de ônibus, em prejuízos incalculáveis causados à atividade produtiva e a toda a população da Capital.
Que venham as luzes nas concessões.