30 set Litoral catarinense será afetado por aquecimento global, diz professor
O tom pessimista das últimas pesquisas tem explicação, segundo o professor de oceanografia da Univali, Paulo Ricardo Schwingel. Para ele, apesar de esses efeitos não poderem ser completamente evitados, podem ser minimizadas. “Temos duas formas de tratar com essa realidade, que é comprovada: uma delas é adotar nova cultura de emissão de poluentes, a outra é criar políticas públicas que possam evitar desastres”, explica.
A realidade prevista pelos pesquisadores afetará diretamente o litoral catarinense, alerta Schwingel. Locais que já sofrem com as intempéries das marés podem simplesmente desaparecer do mapa. Como exemplo, o professor lembrou o caso ocorrido na praia da Armação, onde a força da água levou casas abaixo. “A legislação que prevê 36 metros de distância no pico da maré alta já não é nem obedecida. Não estamos falando em hipóteses, é pesquisa e isso vai acontecer”, lembra o professor.
Os indicativos de elevação das temperaturas que contribuirão para a elevação das marés colocariam a região Sudeste e Sul do país em situação de alerta, onde o nível alcançaria o pico máximo previsto com mais rapidez.
(ND, 28/09/2013)