Ibama prepara audiências públicas nas cidades por onde passará contorno da Grande Florianópolis

Ibama prepara audiências públicas nas cidades por onde passará contorno da Grande Florianópolis

Menos de duas semanas após a Autopista Litoral Sul entregar o Eia-Rima (o estudo de impacto ambiental das obras), o Ibama emite um primeiro sinal: a papelada que trata da construção do contorno viário da Grande Florianópolis está completa. É o aval para que se dê sequência aos trâmites do licenciamento ambiental, etapa decisiva à nova rodovia.
Com a documentação em dia já se pode preparar as audiências públicas nos municípios afetados pela obra e a previsão é de que até o final de novembro seja liberada a Licença Prévia, que chancela a viabilidade ambiental do empreendimento. É a penúltima etapa do licenciamento até o começo efetivo da construção, programado para março de 2014.
A informação sobre a documentação do Eia-Rima foi repassada pelo Ibama ontem, em Brasília, durante reunião do presidente do instituto, Volney Zanardi Júnior, com deputados e prefeitos catarinenses, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, e o gerente regional da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI), Maurício Weidgenant.
– Os estudos atenderam os compromissos básicos e já pedimos à empresa para comunicar os municípios envolvidos. Depois disso formalizado, temos o prazo de 45 dias para a realização das audiências públicas – explicou Zanardi.
Além da documentação, o encontro discutiu os próximos passos do licenciamento do contorno viário, promessa de desafogar os congestionamentos na Grande Florianópolis, obra prevista no contrato de concessão da BR-101. O Ibama aguarda que a Autopista informe oficialmente os municípios para agendar as audiências.
– É a primeira vez que a documentação está completa. Antes, a concessionária apresentava o estudo e o Ibama solicitava correções. É um avanço modesto, mas efetivo para a realização da obra – disse o deputado Esperidião Amin (PP-SC).
(DC, 11/09/2013)
 
População terá dois encontros
O Fórum Parlamentar Catarinense negociou com prefeitos a realização de duas audiências. As populações de São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos tirarão as dúvidas na mesma reunião, pois o traçado nestes municípios não sofreu modificações. Já Palhoça, onde o trajeto do anel viário ainda causa divergências, terá uma audiência própria.
– A realização de duas audiências vai ajudar a agilizar o licenciamento e permitir que todo o cronograma seja cumprido à risca – disse o diretor da ANTT.
O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, pretende realizar audiências preparatórias no município, antes do encontro do Ibama. Crítico do atual traçado, Martins negocia com a ANTT compensações, como a construção de elevados e túneis.
– A ANTT nos garantiu que os impactos serão minimizados. As audiências públicas vão ajudar a esclarecer estas obras e a tranquilizar a população.
(DC, 11/09/2013)