24 set Começa o Ecofestival e Seminário Escola do Mar
Os alunos viram atores e atrizes. Cavam o solo, depositam casca de frutas e verduras, colocam gravetos, serragem, palhas. Estão fazendo uma composteira, local que vai transformar resíduos em adubos para hortas e jardins. A cena é de um vídeo produzido por profissionais da Escola Desdobrada Municipal Osvaldo Galupo e será uma das atrações do Ecofestival, em sua sétima edição, e do quinto Seminário Escola do Mar.
Os eventos, que ocorrerão na quarta (25) e quinta-feira (26) reunirão também palestras e apresentação de dança, poesia, música, peça teatral e artes plásticas. O local será a sede do SESC Cacupé. O objetivo da Gerência de Programas Suplementares da Secretaria de Educação de Florianópolis é conscientizar crianças, jovens e adultos sobre questões socioambientais por meio de manifestações artístico-culturais.
Na abertura, a Banda da Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, tocará o Hino Nacional e o Hino Rancho de Amor à Ilha. Entre as apresentações, está a dança do Bumba meu boi, realizada pela Escola Desdobrada João Francisco Garcez, localizada no Canto da Lagoa, e a dança “Um País Feito de Três Continentes”, executada por alunos da Escola Batista Pereira, no Alto do Ribeirão.
Haverá a encenação, pelas crianças do Núcleo de Educação Infantil Armação, da peça “Cuidando do Meio Ambiente” Os espetáculos “O Abacateiro ” e “Os Homenzinhos em Busca de Um Mundo Melhor” ficarão a cargo, respectivamente, das creches Gentil Mathias e Celso Pamplona.
Nas artes plásticas haverá exposição de trabalhos feitos com os mais diversos materiais. São exemplos desenhos feitos com colagem e produtos reciclados, que contemplam temas relacionados ao cuidado com a natureza.
Vida saudável
O vídeo da Escola Desdobrada Osvaldo Galupo sobre como fazer uma composteira reúne alunos entre seis e 10 alunos sob o comando da professora Denise de Paulo Matias Prochnow, a bibliotecária Sandra Regina Fontes e o biólogo Andre Ganzarolli Martins , ligado à Cepagro- Centro de Estudos e promoção de Grupo, entidade que presta assistência técnica para os estabelecimentos municipais de ensino.
Com o auxílio das cozinheiras, a separação do lixo orgânico é feita pela criançada durante o horário da merenda. Além de cascas de frutas e verduras são selecionados legumes e restos de comida.
Todo o material é depositado em um buraco. Toda vez que é colocado alguma coisa neste espaço, em seguida ele é coberto por terra, com acréscimo, se possível, de serragem e palha para evitar o mau cheiro e a presença de bichinhos indesejáveis. Depois de cerca de dois meses, o material orgânico se decompõe e se transforma em solo com nutriente, fértil para ser aproveitado na horta escolar.
Conforme a professora Denise, além de aprender a fazer reciclagem no ambiente escolar, os alunos ficam incentivados a produzir em casa, com a família, uma composteira. Eles aprendem a saborear também alimentos que não são contaminados com agrotóxicos, os produtos químicos.
Ecossistema em debate
O professor Eduardo Soriano Sierra, doutor em Ecologia de Ecossistemas e coordenador do Núcleo de Estudos do Mar da Universidade Federal de Santa Catarina, estará palestrando sobre o ambiente marinho e costeiro. Serão abordados conteúdos de biologia marinha dos principais ecossistemas da ilha, destacando as áreas costeiras, preservação da flora e fauna. A atividade faz parte da formação dos professores que realizam o projeto escola do mar.
O professor Orlando Ferretti, Doutor em Geografia pela UFSC, estará falando sobre educação ambiental. A conferência abordará o desenvolvimento de conteúdos que contemplem práticas de preservação a serem tratados em sala de aula.
Serviço
O quê: VII Ecofestival e V Seminário Escola do Mar
Quando: quarta e quinta-feira
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Sesc de Cacupé
Endereço: Rodovia Haroldo Soares Glavan, 1670, Cacupé.
Telefone: (48) 3231-3200
Confirma a Agenda de Atividades completa no site da Prefeitura Municipal.
(PMF, 23/09/2013)