Suspense sobre os projetos para quarta ligação Ilha-Continente

Suspense sobre os projetos para quarta ligação Ilha-Continente

Os dois projetos para uma quarta ligação entre Ilha e Continente foram apresentados ontem ao governo do Estado. Agora eles seguirão para análise técnica onde um deles deverá ser escolhido como uma solução de mobilidade urbana para a região da Grande Florianópolis.
Durante a reunião, tanto governo quanto empresas negaram dar detalhes dos projetos, que serão apresentados pelo governador Raimundo Colombo (PSD) amanhã. Uma terceira concorrente entregou oficialmente o pedido de desistência. A Esse Engenharia, de Florianópolis, propunha um teleférico ligando a Ilha até as proximidades da BR-101. Em nota, disse que teve dificuldades em conseguir parceiros para investir na criação do projeto.
Edital deve ser lançado até o fim do ano
O presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa, disse que pretende lançar um edital para a execução dos projetos até o fim do ano. Ele afirmou que os projetos terão prioridade de análise pelos órgãos ambientais e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Até lá, o governo vai escolher qual o melhor projeto e ressarcir a empresa vencedora.
As duas concorrentes são a CCR, que propôs um sistema de transporte por barcas (a empresa já opera um sistema semelhante no Rio de Janeiro) e a Floripa em Movimento, que pretende implantar um sistema multimodal de transporte, envolvendo veículos alternativos de transporte, como monotrilho e carros elétricos.
(DC, 20/08/2013)