Santa Catarina tem mais estrangeiros do que brasileiros no programa Mais Médicos

Santa Catarina tem mais estrangeiros do que brasileiros no programa Mais Médicos

Santa Catarina vai receber 34 profissionais estrangeiros pelo programa ‘Mais Médicos’, do governo federal. Na primeira etapa do projeto, 63 profissionais foram selecionados para trabalhar em 33 municípios catarinenses. Do total, 29 são brasileiros. O balanço foi divulgado na quarta-feira (14) pelo Ministério da Saúde (veja vídeo).
O objetivo do programa é ampliar a oferta de médicos no país, em áreas remotas e na periferia de grandes cidades. Os diplomas de fora do Brasil são de 32 países. A maioria é da Argentina, Espanha, Cuba e Portugal. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a adesão desses profissionais ampliou a cobertura do programa, principalmente em cidades do interior.
“Foi uma estratégia importante para municípios de regiões de fronteira passarem a ser ocupados com a entrada de médicos formados fora do Brasil, não só na fronteira sul, mas até a fronteira do Acre”, destacou o ministro, durante a divulgação dos números, em Brasília.
Nos próximos dias, os estrangeiros vão passar por três semanas de capacitação, com foco no funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e no aprendizado da língua portuguesa. A previsão é que os selecionados comecem a trabalhar na segunda quinzena de setembro.
Na próxima segunda-feira (19), o Ministério da Saúde deve divulgar o novo edital de seleção para a segunda etapa do programa Mais Médicos, reabrindo o sistema para inscrições de municípios e também de profissionais.
(G1, 15/08/2013)