Eficiência energética em pauta em Santa Catarina

Eficiência energética em pauta em Santa Catarina

Uso de iluminação e ventilação naturais e redução significativa de consumo da energia elétrica. Cada vez mais as alternativas sustentáveis crescem no segmento nacional da construção. Há maneiras eficientes de certificar essas iniciativas, conferindo mais credibilidade às edificações. O Seminário Etiquetagem de Eficiência Energética para Edificações, promovido pela AsBEA/SC, na tarde desta quinta-feira (8), irá debater esse assunto.
O evento, que acontece no auditório do Sinduscon de Florianópolis, a partir das 13h30, será uma oportunidade para que arquitetos e engenheiros possam tirar dúvidas sobre o tema com especialistas da área. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo telefone (48) 3028-3628 ou secretaria@sc.asbea.org.br.
Etiqueta
Prestes a completar cinco anos de sua criação, a Etiqueta de Eficiência Energética em edificações faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre a estatal Eletrobrás e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Para que os edifícios recebam a classificação, os projetos devem ser analisados e contemplados com etiquetas de A a E, de acordo com o consumo de energia.
Um dos grandes desafios nesses projetos é garantir a qualidade do ambiente interno, sem prejudicar o dia a dia dos usuários e privilegiando a economia de energia. Por isso, cada vez mais as construtoras aderem ao programa e buscam a certificação como diferencial competitivo.
A metodologia aplicada para a certificação foi desenvolvida por convênio entre a Eletrobrás, por meio do Procel Edifica, e o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), da Universidade Federal de Santa Catarina. A programação do seminário pode ser conferida no https://www.dropbox.com/s/csind1u689j5bgv/ASBEA_Seminario_Procel.jpg.
[PalavraCom Comunicação, 07/08/2013]