Obra da EdUFSC prova que meio ambiente pode salvar as cidades

Obra da EdUFSC prova que meio ambiente pode salvar as cidades

Os urbanistas brasileiros parecem ter acordado para os desafios da integração entre cidade e natureza. “A cidade se expandiu, aterrando nascentes e terrenos alagadiços, impermeabilizando o solo, extinguindo áreas verdes. Esse modelo contribuiu, sobretudo, para a paulatina desconexão entre homem e natureza”, adverte a pesquisadora Sandra Soares de Mello no prefácio do livro Arquitetura, Urbanidade e Meio Ambiente, organizado por Almir Francisco Reis, e publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), dentro da sua Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade. Reunindo nove autores, a obra multidisciplinar contempla e contextualiza realidades vivenciadas no Nordeste, no litoral catarinense, na Amazônia, em São Paulo e Brasília.

Organizador do livro e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Almir Francisco Reis acredita que a publicação irá incentivar estudos futuros e reforçar a necessidade de integrar abordagens urbanísticas e ambientais na carreira do arquiteto. O livro assume relevância nacional ao disseminar conteúdos do Simpósio Arquitetura, Urbanidade e Meio Ambiente, realizado no Rio de Janeiro.

Impactos sociais e ambientais da urbanização, especulação fundiária e imobiliária, abastecimento de água, coleta de lixo e esgoto, mobilidade, moradia e drenagem urbana são alguns dos dramas que ocupam os autores de Arquitetura, Urbanidade e Meio Ambiente.

A EdUFSC lançou, também pela Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade, os livros Traços e palavras sobre o processo projetual em arquitetura, de Eduardo Castells; Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea, organizado por Alicia Norma González de Castells e Letícia Nardi; e Ilha de Santa Catarina – Permanências e Transformações, de Almir Francisco Reis. A próxima novidade da coleção é Memórias, ausências e presenças do Art Déco em Lages, que insere definitivamente, Santa Catarina na memória e na história da arquitetura nacional e universal. A Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade é generosa: presenteia os leitores com fotografias, mapas e ilustrações. Além dos textos, obviamente.

(UFSC, 05/07/2013)