08 jul Obra da EdUFSC prova que meio ambiente pode salvar as cidades
Os urbanistas brasileiros parecem ter acordado para os desafios da integração entre cidade e natureza. “A cidade se expandiu, aterrando nascentes e terrenos alagadiços, impermeabilizando o solo, extinguindo áreas verdes. Esse modelo contribuiu, sobretudo, para a paulatina desconexão entre homem e natureza”, adverte a pesquisadora Sandra Soares de Mello no prefácio do livro Arquitetura, Urbanidade e Meio Ambiente, organizado por Almir Francisco Reis, e publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), dentro da sua Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade. Reunindo nove autores, a obra multidisciplinar contempla e contextualiza realidades vivenciadas no Nordeste, no litoral catarinense, na Amazônia, em São Paulo e Brasília.
Organizador do livro e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Almir Francisco Reis acredita que a publicação irá incentivar estudos futuros e reforçar a necessidade de integrar abordagens urbanísticas e ambientais na carreira do arquiteto. O livro assume relevância nacional ao disseminar conteúdos do Simpósio Arquitetura, Urbanidade e Meio Ambiente, realizado no Rio de Janeiro.
Impactos sociais e ambientais da urbanização, especulação fundiária e imobiliária, abastecimento de água, coleta de lixo e esgoto, mobilidade, moradia e drenagem urbana são alguns dos dramas que ocupam os autores de Arquitetura, Urbanidade e Meio Ambiente.
A EdUFSC lançou, também pela Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade, os livros Traços e palavras sobre o processo projetual em arquitetura, de Eduardo Castells; Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea, organizado por Alicia Norma González de Castells e Letícia Nardi; e Ilha de Santa Catarina – Permanências e Transformações, de Almir Francisco Reis. A próxima novidade da coleção é Memórias, ausências e presenças do Art Déco em Lages, que insere definitivamente, Santa Catarina na memória e na história da arquitetura nacional e universal. A Coleção Urbanismo e Arquitetura da Cidade é generosa: presenteia os leitores com fotografias, mapas e ilustrações. Além dos textos, obviamente.
(UFSC, 05/07/2013)