Programa Adote uma Praça beneficia espaços públicos

Programa Adote uma Praça beneficia espaços públicos

A praça Jacir Bachi, na Carvoeira, e a escadaria da Rua Marechal Guilherme com a Rua Professor Osmar Cunha, no Centro de Florianópolis, acabam de ser adotadas pela Escola de Aprendizes Marinheiros de SC e pela Farmácia Phytomaster, respectivamente. Os Termos de Cooperação para Adoção de Área Pública foram assinados na terça-feira (16/07), na sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), por meio de tramitação realizada pela Associação FloripAmanhã.

“O empenho do poder público está cada vez maior para a concretização destas adoções. A prefeitura se conscientizou que desta forma é possível melhorar a qualidade dos espaços públicos da cidade. O prefeito Cesar Souza Junior reforçou que pretende fortalecer a parceria com a FloripAmanhã”, comemora a presidente da Associação, Zena Becker.

Zena explica que a entidade participa ativamente do projeto e tem promovido várias visitas a empresários que recebem bem a ideia e estão se organizando para futuras adoções. Todas as visitas tem sido acompanhadas por uma equipe da Floram.

“A revitalização da praça Santos Dumont, na Trindade, por exemplo, é uma das grandes lutas da FloripAmanhã. Os projetos executivos já estão prontos e a partir da próxima semana vamos nos reunir com empresários que vão contribuir para este processo”, finaliza.

O Programa Adote uma Praça foi lançado em 2007, com parceria entre a FloripAmanhã e a Floram, com o objetivo de resgatar e revitalizar os espaços públicos como áreas de lazer, com segurança e promoção de qualidade de vida para a comunidade.

Dos 208 espaços públicos existentes em Florianópolis, pelo menos 100 foram adotados pela iniciativa privada.  Segundo o Superintendente Adjunto da Floram Bruno de Souza, a parceria com o Floripamanhã está cada vez melhor, e até o fim deste ano pretendemos chegar a 30 espaços públicos adotados.

“São mais uma dois espaço públicos que nos orgulham e que irão embelezar a nossa cidade, tendo em vista o comprometimento dos adotantes” comentou o Superintente da Floram Dr. Volnei Carlin

Para adotar um espaço público, basta entrar em contato com a Associação FloripAmanhã ou manifestar interesse no PRÓ-CIDADÃO. O processo de adoção é bastante simples. Após a manifestação de interesse, a Floram faz uma análise técnica no local escolhido. Em seguida é feito o termo de adoção e a assinatura do documento.

Não há custos no processo de adoção. Contudo, as intervenções feitas no espaço, como tratamentos, plantações e obras, assim como a manutenção do local, passam a ser de responsabilidade do adotante, que pode fixar placas da empresa na área.

Abaixo os registros da assinatura do Termo de Adoção da praça Jacir Bachi e da escadaria da Rua Marechal Guilherme com a Rua Professor Osmar Cunha, com a peesença de Zena Becker (de amarelo) e do superintendente da Floram, Volnei Carlin (no centro).