25 jul Conferência Regional do Meio Ambiente define propostas para destino de resíduos sólidos
Com foco na Política Nacional de Resíduos Sólidos, aconteceu em Joinville, nesta quarta-feira, 24, a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente. Treze municípios do Nordeste do Estado discutiram e aprovaram 20 propostas voltadas ao manejo de materiais descartados e elegeram a delegação que levará as sugestões para a etapa estadual do evento.
Escolhidas por representantes do poder público, sociedade civil e setor empresarial, as ações têm relação com quatro eixos debatidos: produção e consumos sustentáveis, redução dos impactos ambientais, educação ambiental e geração de emprego e renda.
No próximo mês, em Florianópolis, ocorre a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente, onde serão apresentadas as iniciativas de todas as regiões de Santa Catarina. As delegações irão sugerir vinte medidas para compor um único documento, que será exposto na conferência nacional, programada para acontecer em outubro, na Capital Federal. As deliberações decorrentes do encontro formarão o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Entre outras ações, devem constar no plano alternativas de prevenção e redução na geração de resíduos sólidos e práticas de consumo sustentável e instrumentos de incentivo ao hábito da reciclagem e da reutilização dos materiais.
Realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville, a Conferência Regional do Meio Ambiente reuniu representantes das cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.
(Governo do Estado, 24/07/2013)