Ciclofaixa no Continente

Ciclofaixa no Continente

Por Moacir Pereira (DC, 28/07/2013)
Um cenário diferente pôde ser desfrutado no Bairro de Coqueiros, na região continental de Florianópolis, com a inauguração da Ciclofaixa atraiu das 8 às 17 horas públicos de todas as idades. Crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade puderam circular no espaço de lazer com segurança, apoiados pelos monitores contratados e pela Guarda Municipal. Segundo nota da Secom, “A iniciativa da Prefeitura Municipal e do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, nas palavras do prefeito Cesar Souza Júnior, é a primeira virada no sentido de humanizar a cidade. “Esperamos criar uma cultura nova, que não sirva apenas ao automóvel, levando a população a percorrer os espaços públicos.
A Ciclofaixa foi devidamente sinalizada para uso dos ciclistas com faixa vermelha de rolamento e cones compreendendo um extensão de aproximadamente 5 quilômetros entre a Praia do Itaguaçu e a Beira Mar Continental (do Estreito). A atividade da Ciclofaixa de Domingo, a partir de agora, será uma atividade permanente no Bairro de Coqueiros.”
 
Moradores do Continente aprovam Ciclofaixa de Domingo que será permanente na região
Moradores do Continente aderiram muito bem ao projeto Ciclofaixa de Domingo inaugurado neste fim de semana. Não houve registro de incidentes, nem de filas no trânsito por conta da maior movimentação de ciclistas por toda a orla de Coqueiros, Abraão e Itaguaçu. Nesta semana a Secretaria do Continente e o Ipuf deverão se reunir para avaliar o primeiro domingo da ação.
Para o secretário do Continente, João Batista Nunes, o Ciclovia de Domingo é um projeto que pode provocar uma importante mudança cultural na cidade, humanizando os espaços públicos e encontrando novos meios de transportes seja para o trabalho ou para o lazer.
“As pessoas vieram para rua, completaram o trajeto de cinco quilômetros com uma vista maravilhosa de nosso Continente, mostraram que a cidade pode mudar e é isso que queremos, uma Florianópolis mais humana”, disse João Batista.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e superintendente do IPUF, Dalmo Vieira Filho, “a Ciclofaixa multiplica as opções de lazer para o florianopolitano e entra no conceito de praças eventuais que estamos pensando para a cidade. O próximo passo é integrá-la com a Av. Beira Mar Norte”, anuncia.
A iniciativa é a primeira virada no sentido de humanizar a cidade segundo o prefeito, não havia melhor região que o Continente para isso.
“Esperamos criar uma cultura nova, que não sirva apenas ao automóvel, levando a população a percorrer os espaços públicos.”
Como funcionou
A Ciclofaixa foi devidamente sinalizada para uso dos ciclistas com faixa vermelha de rolamento e cones compreendendo um extensão de aproximadamente cinco quilômetros entre a Praia do Itaguaçu e a Beira Mar Continental (do Estreito).
A atividade da Ciclofaixa de Domingo, a partir de agora, será uma atividade permanente na região que compreende o Bairro de Coqueiros até a Beira Mar Continental e sempre estará abertas aos ciclistas das 8h às 17h.
A iniciativa teve o apoio da Unicred que contribuiu com os custos de implantação e disponibilizou cerca de 30 monitores para toda a extensão da ciclofaixa.
(PMF, 28/07/2013)