24 jul Acatmar oferece projetos náuticos para São José
A Associação Naútica Catarinense para o Brasil (Acatmar) ofereceu na última segunda-feira um pré-projeto para a construção de um trapiche no Centro Histórico de São José. A ideia foi entregue em reunião com a prefeita Adeliana Dal Pont e também contempla a revitalização de parte da orla da avenida Beira-Mar do município. Elaborada pelo engenheiro naval italiano Franco Gnessi, a proposta foi apresentada por Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar e do GT Náutico de Santa Catarina, também na presença do vice-prefeito José Natal Pereira, da superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Elenita Gerlach Koerich, do superintendente adjunto da Fundação, Carlos Eduardo Martins, e do diretor comercial da Acatmar, Adriano Wieickert.
“Nosso objetivo é mostrar uma meta e aguardamos resposta para que alterações e mudanças necessárias sejam efetuadas”, afirmou Ferrari na ocasião. Dividido em duas partes, o projeto prevê uma estrutura similar ao antigo trapiche do Centro Histórico, porém coberto, com áreas de convivência e espaço para lojas e também local para chegada de transporte marítimo.
A proposta para a orla da avenida Beira-Mar aponta a criação de centros de lazer que proporcionem a interação da comunidade com o mar. A partir da avaliação da prefeita serão realizadas modificações. “Este é um presente que Franco Gnessi e a Acatmar deram para São José. Agora vamos aguardar o projeto arquitetônico para começar a avaliar a viabilidade técnica, a questão orçamentária e consultar os órgãos competentes, como da área ambiental”, disse Adeliana Dal Pont.
(PalavraCom, 23/07/2013)