04 jun No Dia Mundial do Meio Ambiente, estudantes vão explorar o ecossistema do Norte da Ilha
Nesta quarta-feira, 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Escola Dinâmica em Florianópolis, que é referência em ações de sustentabilidade, vai assinar um acordo de cooperação técnica com a ONG SOS Mata Atlântica, de São Paulo. Durante o ano letivo, as atividades do colégio – aulas, eventos e passeios – são norteadas pelo tema da ONU, que em 2013, aponta a importância dos cuidados com a água. A parceria vai integrar a Dinâmica no projeto da ONG “Rede das Águas”, que promove ações de educação ambiental e influência nas políticas públicas, com foco nas bacias hidrográficas.
E para começar, depois de um bate-papo na com um biólogo da ONG, estudantes do 9º ano e do Ensino Médio irão analisar o Rio Ratones, próximo à Unidade Ambiental da Dinâmica, na Vargem Grande, no norte da Ilha. O grupo vai coletar na quarta as primeiras amostras de água para obter junto ao especialista, as informações necessárias para a realização das pesquisas, que envolverão saídas de campo durante todo o ano.
A Bacia do Rio Ratones é a maior de Florianópolis, abastecendo uma área onde moram em média 40 mil pessoas, e atravessa a Estação Ecológica Carijós, que conta com diversas espécies ameaçadas de extinção. “Nosso objetivo é fazer parte dessa rede socioambiental para que os estudantes atuem de forma participativa na observação e análise da qualidade de um rio no entorno de onde estudam, visando à conservação dos recursos hídricos de Florianópolis”, destaca a professora responsável pelo projeto, Renata Martins Plucênio.
Mais atividades
Os pequenos do Ensino Fundamental também terão atividades na quarta-feira. Estudantes do 1º e 2º ano vão plantar hortaliças e legumes na horta orgânica da escola, onde são feitos projetos de experimentação, aulas práticas de inglês e a colheita de alimentos utilizados na cantina. As crianças do 3º e 4º também participam de plantio, mas de mudas nativas no espaço do Núcleo Ambiental. Já o 5º tem trilha interpretativa marcada no entorno do norte da Ilha. E para orientar toda a turminha, os maiorzinhos do 6º ao 8º ano serão os monitores dos colegas.
(Alvo Conteúdo Relevante, 04/06/2013)