Moradores do Sul da Ilha querem criar parque ecológico no Pântano do Sul

Moradores do Sul da Ilha querem criar parque ecológico no Pântano do Sul

Os moradores do Sul da Ilha estão mobilizados para impedir a construção de empreendimentos, casa e prédios na região do Pântano do Sul. Para isso, buscam a implantação de projetos de preservação ambiental. Neste sábado (15), uma manifestação foi iniciada na Escola Municipal Dilma Lucia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul, mas teve de ser interrompida por causa da chuva. Um novo ato foi marcado para o próximo dia 29. Os moradores também esperavam a presença de representantes da prefeitura, que não compareceram.
A criação do Centro de Educação Ambiental e Formação Integrada e do Parque Natural do Pântano do Sul, segundo representantes das entidades locais, é uma luta dos moradores para impedir que grandes empresas construam muitos prédios na planície alagadiça do Pântano do Sul, área de uso comum dos moradores que estaria sendo alvo da especulação Imobiliária. Outro projeto, do Parque do Entorno Escolar, realizado em parceria com a escola, pretende manter um corredor ecológico entre os parques Lagoinha do Leste e Lagoa do Peri.
“O projeto do Entorno Escolar existe desde 2005 e agora está se consolidando na comunidade, queremos ir além dos muros escolares, e estabelecer parcerias com instituições de ensino e ambientais”, retirou a moradora e integrante do Núcleo Distrital do Plano Diretor Participativo, Raquel Macruz. A ideia, segundo ela, é oportunizar novos espaços educativos, de cultura, lazer e convivência social, visando à educação e formação integral para crianças, adolescentes, jovens e adultos, em diversos níveis de ensino.
A próxima manifestação os moradores pretendem dar um abraço coletivo no entorno escolar e fazer passeata e bicicletada da escola até o Pântano do Sul, onde serão plantadas mais de cem novas espécies de árvores.
(Floripa News, 16/06/2013)