Capital passa a ter plano de metas

Capital passa a ter plano de metas

A partir de agora, a prefeitura de Florianópolis terá que cumprir um plano de metas para melhorar indicadores. Emenda à lei orgânica que cria esse mecanismo de gestão foi promulgada ontem pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cesar Faria (PSD) e estará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial do município.
A iniciativa é resultado do movimento Floripa Te Quero Bem, surgido em 2011 e liderado pelo Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom), Instituto Vilson Groh e Grupo RBS.
A emenda prevê a elaboração de um plano de metas pelo prefeito. Cada ponto deve ter os prazos e as etapas de execução. O andamento das ações descritas deve ser atualizado, para que todos possam acompanhar a evolução dos projetos.
A prefeitura terá até o final de junho para apresentar o cronograma. Em paralelo, o Floripa Te Quero Bem está criando, em parceria com a Esag-Udesc, um observatório da cidade. O objetivo é levantar informações de indicadores e acompanhar a evolução desses números ao longo do tempo.
– Isso dá mais transparência aos atos da administração municipal e permite qualificar com mais objetividade o desempenho da gestão – acredita Anderson Giovani da Silva, gerente-executivo do Icom, responsável pela coordenação técnica do movimento.
Os dados coletados vão servir para a avaliação de um comitê consultivo. Serão mais de 60 pessoas reunidas para verificar junto ao poder público como está sendo o desempenho da prefeitura no cumprimento das metas e discutir as ações tomadas.
– O instrumento fornece elementos que permitirão um desenvolvimento de forma planejada – disse Paulo Gallotti, diretor Institucional e Jurídico do Grupo RBS.
(DC, 12/06/2013)