“SC não tem plano de turismo sustentável”

“SC não tem plano de turismo sustentável”

Entrevista de Vinicius Lummertz – Secretário de Políticas de Turismo (DC, 02/05/2013)

No dia 25 de abril o governo federal publicou decreto que aprovou o Plano Nacional de Turismo 2013-2016. À frente da proposta, o catarinense Vinicius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, que fala sobre as expectativas no Estado.

Diário Catarinense – Como é possível aumentar o investimento no turismo em SC?

Vinicius Lummertz – Precisa melhorar a qualidade do turismo e a competitividade em geral. Estamos fazendo pesquisa de competitividade e de melhores práticas. Também precisamos apoiar pesquisa e inovação para o turismo. O Estado tem que definir suas prioridades para executarmos programas com o Ministério do Turismo. As prioridades têm que estar dentro das metas do Plano. SC pode ajudar muito a aumentar os números do turismo e chegar aos patamares que buscamos.

DC – Há alguma região que será mais trabalhada no Estado?

Lummertz – Serão investidos US$ 500 mil do BID para planejar uma ligação no Sul, entra a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense. Queremos fazer um polo turístico organizado na região. O problema é que SC não tem um plano de desenvolvimento de turismo sustentável.

DC – O que precisa mudar em SC para atrair mais estrangeiros?

Lummertz – SC tem bom número de turistas estrangeiros, mas em geral argentinos, com faixa de renda mais baixa. O número do turismo internacional de alta renda ainda é muito baixo. Da Europa, vieram 4,2 mil pessoas no ano passado. O turismo nacional e regional vai sempre muito bem e sempre vai ser prioritário. Mas é preciso evoluir. A era do turismo natural deve ser substituída pelo turismo planejado.