09 maio Região da Grande Florianópolis ganhará análise completa sobre mobilidade urbana
Um estudo ainda maior sobre mobilidade urbana deve ter o lançamento da chamada pública para seleção da empresa que fará a pesquisa e englobará 13 municípios da Região da Grande Florianópolis. O levantamento será custeado pelo BNDES e não haverá custo para o Estado.
Será a mais completa análise da mobilidade urbana da Grande Florianópolis – e que entrará na fila para ser aplicada. A ideia é realizar uma ampla pesquisa de mobilidade urbana, obtendo informações de origem e destino das pessoas, levantamento da infraestrutura existente e planejada, além de avaliação e proposição de alternativas visando o desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida.
Será um estudo domiciliar, como no Censo do Instituto de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O último estudo que aponta a origem e destino das pessoas e tipo de transporte utilizado na Grande Florianópolis foi apresentando em 1978 pelo Ministério dos Transportes.
Prefeituras e Estado vão compor comissão
Estado e prefeituras vão compor a comissão que vai avaliar as propostas e o andamento dos trabalhos por meio do Comitê Regional de Mobilidade Urbana. A expectativa é de que a empresa seja contratada até agosto.
Um dos coordenadores dos trabalhos, o presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa, afirma que o estudo é importante para ser utilizado de base para definir um plano diretor integrado de transporte entre os municípios e planejar ações com base em dados estatísticos.
(DC, 09/05/2013)