Figueira da Praça XV de Novembro não passa por manutenção há 2 anos

Figueira da Praça XV de Novembro não passa por manutenção há 2 anos

Um dos principais símbolos de Florianópolis, a centenária Figueira da Praça XV de Novembro, não passa por manutenção há dois anos. Segundo com o engenheiro agrônomo Ênio Luiz Pedrotti, algumas estacas que sustentam os ramos já poderiam ser verificadas, “porque estão começando a estrangular os ramos, o que dificultará a circulação da seiva”.

Historiadores acreditam que Figueira tenha 142 anos. “Não temos como prever a data exata quando se realizou o plantio dessa árvore símbolo de Florianópolis. Temos a ideia que ela foi plantada, com todos os estudos e referências, por volta 1871”, afirma o historiador Francisco do Vale Pereira. Consta em dados históricos que ela nasceu de dentro do jardim que existia em frente à Igreja Matriz, e foi transplantada por volta de 1891 para o local onde se encontra até hoje.

Para manter o estado de conservação da Figueira ao longo desses anos, a árvore precisa de manutenção periódica. “Quanto a poda, pequenos problemas devem ser corrigidos – até mesmo tinta plástica pode ser utilizada para impedir a entrada de água e o não-apodrecimento dos ramos podados”, diz Pedrotti.

De acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), a árvore centenária encontra-se em perfeito estado fisiológico e morfológico. “Isso previne com que alguns galhos aprodeçam e caiam, portanto a questão é justamente de segurança para quem circula na área”, explica Luiz Pazini, biólogo da FLORAM.

(Floripa News, 19/05/2013)