20 maio Comcap inicia operações com triciclos elétricos
Dois triciclos elétricos serão comprados pela Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) para modernizar a varrição das ruas do Centro. A decisão acaba de ser tomada em reunião do presidente da concessionária dos serviços de limpeza urbana, Ronaldo Freire, com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, na manhã desta sexta-feira.
“É uma exigência do prefeito que consigamos humanizar e agilizar os serviços de limpeza pública, reduzindo o esforço e aumentando a eficiência do trabalho”, indica Freire.
Aprovado em teste
Durante a semana, a companhia testou o veículo produzido pela Eletric Smart, customizado com reboque. De acordo com o auxiliar operacional André Pereira, que faz o recolhimento dos resíduos das papeleiras no circuito central, com uma velocidade em torno de oito quilômetros por hora e capacidade para carregar até 25 sacos de 100 litros, o equipamento vai pelo menos dobrar a capacidade de descarga no vazador localizado no Aterro da Baía Sul.
“Vamos ganhar tempo e diminuir o esforço nas viagens que eram feitas com carrinho de mão”, atesta. Com a mudança, a Comcap também vai replanejar os pontos de coleta dos sacos de lixo, aumentando a produtividade na jornada da equipe de varrição.
Frota sustentável
Estes serão os primeiros veículos de geração elétrica na frota da Comcap. “É um grande avanço em favor da sustentabilidade. A alimentação elétrica é adequada ambientalmente, por evitar emissões de carbono, e o porte permite mobilidade em áreas de grande fluxo de pessoas”, aponta Ronaldo Freire.
O diretor de Operações, Marius Bagnati, informa que os testes de desempenho foram bem sucedidos, de modo que um dos equipamentos será adquirido imediatamente ao custo de R$ 14,9 mil. Além do Centro, um segundo triciclo será colocado em operação ao longo da Avenida Beira-mar e dos seus bolsões de estacionamento.
Depois serão testados também na coleta seletiva do Centro, evitando que os materiais recicláveis fiquem expostos nos calçadões e sujeitos à ação de catadores informais. Hoje são feitas duas coletas de resíduos – seletiva e convencional – no Centro e oito repasses diários de varrição.
Relação com usuário
A amigável e carismática relação de André Pereira com os passantes da Felipe Schmidt deu o que falar na quarta-feira com a novidade do triciclo elétrico. Nesse dia, ele deixou um pouco de lado sua usual torcida pelo Figueira, para comentar as vantagens do novo equipamento. Aprovação geral foi o que recebeu da população. O bancário aposentado Luiz Carlos de Azambuja Godinho, comparou o desempenho com sua cadeira de rodas, também elétrica, e aprovou a iniciativa de testar veículos não poluidores.
(PMF, 17/05/2013)